segunda-feira, 30 de julho de 2012

"VAMOS REDUZIR OS RISCOS DE ACIDENTES COM IDOSOS?"

No Brasil existem cerca de 21 milhões de idosos segundo o IBGE. Cair e se machucar é uma das coisas que mais preocupam as pessoas da terceira idade. Há dois anos, a aposentada Júlia Buosi, de 77 anos, escorregou em casa e a queda foi inevitável. ”Eu estava andando, vinha lá de fora porque eu tinha lavado roupa e cheguei à porta da cozinha e aquela borrachinha de baixo da bengala estourou eu não tive controle e foi até que eu cai de bruços, saiu o ombro do lugar e depois dois tendões estouraram”, conta.
A coordenadora interina da Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, Elen Pernin, diz que a maioria dos tombos acontece dentro de casa. Para evitar acidentes com idosos, a coordenadora diz que a principal medida é não encerar o chão e usar apenas tapetes de borracha. Mas outras dicas também são importantes:”Uma luz sempre dentro do quarto. Um abajur que ele possa acender à noite porque muitos idosos levantam muito à noite. As escadas elas têm que ter corrimão, tem que ter um espaço maior entre um degrau e outro, de preferência, se a família conseguir colocar uma luz que se acenda quando o idoso vai passando para que ele tenha visibilidade melhor, ou então colocar uma faixa mais aderente na ponta da escada porque aí ele não escorrega tanto”, explica a coordenadora.
Outro cuidado importante, segundo Elen Pernin, é colocar barras de apoio nos banheiros: ”Podem ser feitas até artesanal e tem que ter no sanitário, tem que ter aonde ele toma banho, na pia, dependendo da idade do idoso tem que ter também uma cadeira de apoio para que ele possa sentar e levantar no momento do banho.”
A coordenadora interina da Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, Elen Pernin, lembra que uma casa com idosos não deve ter muitos móveis, para evitar que eles tropecem e caiam. Elen diz que quanto mais o espaço em casa estiver livre, melhor para o idoso circular com segurança.
Fonte: Hortência Guedes
Foto: Whisson/Jordan/Corbis

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535