sábado, 28 de julho de 2012

"DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS - 28/07"


Doença que afeta uma em cada doze pessoas!
Um milhão de pessoas morre todos os anos de hepatites virais, alerta hoje a OMS, apelando aos governos que "reforcem os seus esforços" na luta contra uma doença que afeta uma em cada doze pessoas.
O alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS) surge a propósito do Dia Mundial da Hepatite, que se assinala no sábado sob o lema "Está mais próximo do que se pensa".
Segundo a organização, 500 milhões de pessoas sofrem de doenças crónicas devido à infeção com os vírus da hepatite.
A grande maioria das pessoas infetadas com hepatite são desconhecedoras e não estão diagnosticadas nem tratadas" diz Sylvie Briand, do departamento da OMS para as doenças pandémicas e epidémicas, citada num comunicado da organização.
Para a médica, "só aumentando o conhecimento sobre as diferentes formas de hepatite e a forma como podem ser prevenidas e tratadas se pode dar os primeiros passos no sentido do controlo total da doença e de salvar milhares de vidas".
A organização quer, por isso, trabalhar com os Estados para sensibilizar os decisores, os profissionais de saúde e o público em geral para a doença, a sua prevenção e controlo, combatendo também a discriminação dos infetados.
Quer ainda promover políticas baseadas na evidência, apostar na prevenção da transmissão, bem como aumentar o diagnóstico e o tratamento.
Segundo a OMS, a hepatite viral é uma inflamação do fígado causada por um de cinco vírus, referidos como tipos A, B, C, D e E. Embora todos eles provoquem doenças do fígado, variam bastante na sua epidemiologia, prevenção, diagnóstico e tratamento.
Os tipos B e C são aqueles que mais preocupam porque uma grande percentagem das pessoas infetadas só começa a sentir os sintomas quando já se encontram cronicamente doentes.
Isto pode acontecer décadas depois da infeção. Além disso, estes dois vírus são a principal causa de cirrose hepática e provocam 80% de todos os casos de cancro do fígado.
Estima-se em 2.000 milhões o número de pessoas infetadas com o vírus da hepatite B, o mais comum, e que 500 a 700 mil pessoas morram anualmente de doenças causadas por este vírus.
As estimativas apontam para 150 milhões de pessoas afetadas com o tipo C e 1,4 milhões com o tipo A.
A infeção pode ocorrer através de fluidos corporais infetados ou alimentos e água contaminados, dependendo do tipo de hepatite.
Atualmente existem vacinas eficazes para todos os tipos de vírus, exceto o da hepatite C, mas pela primeira vez na história, a hepatite C é curável, sublinha a OMS.

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535