Boa alimentação e beber muito líquido ajudam na produção do leite materno
Mães, bebês e pai do CMS Padre Miguel
Na gravidez, além de fazer o pré-natal, a mamãe deve se preocupar com a alimentação. Uma dieta saudável ajuda muito no controle do peso da mãe e no desenvolvimento do bebê. A nutricionista do Hospital Federal de Bonsucesso, vinculado ao Ministério da Saúde, Caroline Reinoso, conta que a gestante deve seguir quatro regras básicas para uma boa alimentação. Entre elas estão diminuir o açúcar e o sal, beber muita água, comer de três em três horas e ingerir pelo menos cinco vezes por dia verduras, legumes e frutas, como explica a nutricionista.
“É aconselhável diminuir o açúcar, por ser caloria vazia que não vai ajudar em nada no desenvolvimento do bebê, apenas fazer com que a gestante ganhe muito peso, e o sal por conta do inchaço. Nesse período de puerpério, a água é fundamental para a produção do leite. E durante a gestação, o líquido também vai ajudar no intestino, que normalmente fica preguiçoso na gestante. Em relação aos nutrientes, é muito importante ingerir principalmente vitaminas e minerais. Então, fruta e verdura sempre. Diariamente, se possível”, frisa a especialista.
A nutricionista, Caroline Reinoso, explica que não existe um alimento específico que estimule a produção de leite durante a amamentação. “A água ajuda muito, mas o que estimula o aleitamento é a sucção. Quanto mais o bebê suga, mais leite é produzido e se tiver uma alimentação balanceada e uma ingestão de líquido adequada, esse leite vai ser produzido normalmente”, explica a nutricionista.
Caroline alerta às grávidas que evitem tomar café, pois a cafeína estimula a retenção de líquido.
0 comentários:
Postar um comentário