sexta-feira, 27 de julho de 2012

"FAZER AVALIAÇÃO MÉDICA É FUNDAMENTAL ANTES DE COMEÇAR A PRATICAR ESPORTE"

                                                            Foto: Corbis Imagens


Antes de começar a fazer atividade física, é importante passar por uma avaliação médica e nutricional. Dessa forma, a pessoa vai saber se está apta a praticar o esporte escolhido. A nutricionista do Grupo Hospitalar Conceição, ligado ao Ministério da Saúde, Aline Marcadenti, explica quais são os exames recomendados: ”Perfil lipídico, por exemplo, colesterol, glicemia de jejum, alguns exames renais para ver como está o rim dele, como está a hidratação.”
A cardiologista do Hospital Federal de Bonsucesso, ligado ao Ministério da Saúde, Ana Luísa Mallet, explica que uma consulta simples para avaliar o histórico do paciente e o exame físico no próprio consultório já podem liberar a pessoa para começar a fazer atividade física leve ou moderada. Mas se a pessoa tem algum problema de coração, antes ela deve investigar o problema: ”Se ela já teve um infarto antigo, se ela tem quadro que quando ela anda ela sente dor, que é a angina, então esse paciente tem que investigar um pouco essa parte para descobrir como está a função ventricular para ser liberado, mas a maioria das pessoas pode ser liberada para exercícios de média até moderada intensidade sem exame algum.”
O engenheiro civil Pedro Fridman começou a fazer remo ainda adolescente. Ficou 25 anos afastado do esporte. Quando decidiu voltar, foi antes ao consultório médico para checar se a saúde estava em dia: ”É muito importante essa avaliação. Às vezes, pode ser que a gente tenha alguma característica que não seja muito adequada para aquele esporte, o próprio preparador físico com essa informação em mãos ele faz trabalho diferenciado com a gente.”
A nutricionista Aline Marcadenti lembra que a avaliação nutricional também é importante, pois ela vai apontar que tipo de atividade física a pessoa deve fazer para alcançar o objetivo que deseja, como perder peso, por exemplo.
Fonte: Hortência Guedes 

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535