sexta-feira, 20 de julho de 2012

Os Conselhos pós-14ª CNS é tema da Sala de Convidados




Passados sete meses desde que a 14ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) foi realizada, como os conselhos de saúde estão conseguindo implementar as políticas aprovadas durante a conferência? Quais ações avançaram concretamente? Assista ao Sala de Convidados na sexta-feira (20/7), às 11 horas, para acompanhar os efeitos pós-CNS, o evento mais importante da área da saúde, que acontece de quatro em quatro anos. O relatório final da 14ª Conferência já está disponível na página do Conselho: www.conselho.saude.gov.br.

A 14ª Conferência Nacional de Saúde foi realizada em Brasília, entre novembro e dezembro de 2011, com a participação de mais de quatro mil pessoas, entre delegados e convidados. Foram quase três mil delegados de todo o Brasil, que representavam a sociedade, os trabalhadores, os prestadores e os gestores da saúde.

Com o tema Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, política pública, patrimônio do povo brasileiro, a 14ª Conferência apresentou apenas um eixo para discussão: Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS. Nesse eixo estavam contemplados a Política de Saúde na Seguridade Social; a participação da comunidade no Controle Social; e a gestão do SUS (financiamento, pacto pela saúde e relação público x privado, gestão do sistema, do trabalho e da educação em saúde).

De fato, as propostas mais debatidas pelos grupos de trabalho durante os quatro dias de evento estão relacionadas às questões que integram o eixo, com destaque para o exercício do Controle Social dentro dos Conselhos de Saúde quanto à eleição dos presidentes dessas instâncias deliberativas.

Além do eixo único, outro fato inédito na história das conferências nacionais foi a aprovação direta de mais de 200 propostas das 346 resultantes dos grupos de trabalho. Isso representa cerca de 80% das propostas que não precisaram passar pela Plenária Final.

O Sala de Convidados traz para o debate o representante dos usuários da saúde no Conselho Nacional de Saúde e representante da União Nacional dos Estudantes (UNE), Ubiratan Cassano, e a presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e representante dos trabalhadores no CNS, Ana Maria Costa.

Sobre o Sala de Convidados

É um programa de debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias, com uma hora de duração, das 11 às 12 horas. Os temas são de relevância factual e estão relacionados às políticas públicas na área da saúde.

Participação ao vivo

O Sala de Convidados é um programa para cujo debate a participação do espectador é fundamental. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde, ao lado da tela de transmissão do programa, ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122. Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir:

Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.
Televisão: parabólica digital (frequência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página 'Como assistir' no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910.

Acesse o site www.canalsaude.fiocruz.br e acompanhe também a programação completa.
Fonte(s): Canal Saúde

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535