sexta-feira, 27 de julho de 2012

"CIGARRO TAMBÉM PREJUDICA A SAÚDE DAS FINANÇAS"

  Foto: Corbis Images
 
A maioria das pessoas tem consciência sobre o mal que o cigarro faz para a saúde. Mas poucos sabem que fumar também prejudica o bolso. De acordo com informações do Instituto Nacional do Cãncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o gasto médio de um casal brasileiro com o fumo é de R$1.500,00 por ano.
Para o economista da Universidade de Brasília Roberto Piscitelli quem gasta esse valor para alimentar o vício pode gerar um sério impacto financeiro na família: “Imagine esse valor ao longo do tempo, ao longo dos anos, uma vida inteira. A maior parte das pessoas viciadas em cigarro começa a fumar muito cedo, antes dos 18 anos. Então você pode ter uma ideia do que isso representa ao longo de uma vida de 30, 40, 50 anos É uma coisa do ponto de vista econômico algo totalmente irracional. ”
Segundo o economista Roberto Piscitelli, gastar 1.500 reais por ano com cigarro é ainda mais grave nas famílias de baixa renda, onde há uma das maiores concentrações de fumantes do país: “As famílias de baixa renda acabam pagando uma carga tributária muito maior. Os tributos indiretos não se diferenciam em função da renda do patrimônio do individuo, ou seja, da sua capacidade de pagamento. Portanto ele também paga uma carga de tributos muito maior do que de um fumante da classe alta e da classe B. ”
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acredita que ações do Governo Federal que incentivam um novo sistema de tributação do cigarro, por exemplo, podem ajudar a reduzir o consumo do cigarro: “Nós acreditamos que subir a carga tributária do cigarro e garantir a política de preço mínimo pode combater fortemente o consumo do tabaco, reduzir o número de pessoas que fumam. Nós queremos que reduza a arrecadação porque nós queremos que cada vez menos pessoas fumem.”
O aumento de 10% no preço do maço de cigarro no Brasil pode reduzir o consumo em cerca de oito por cento. Atualmente, o preço do cigarro brasileiro é um dos mais baratos do mundo.
Fonte: Débora Rocha

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535