terça-feira, 24 de julho de 2012

"II CAMPANHA NACIONAL DE AMAMENTAÇÃO!"

SMSDC apoia a Campanha Nacional de Amamentação
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) participa da II Campanha Nacional de Amamentação do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia, que acontece do dia 1 ao dia 7 de agosto.
Com o objetivo de incentivar o aleitamento materno, apresenta o tema “Conhecer os benefícios da amamentação é como água: indispensável!”.
A edição deste ano tem como madrinha a atriz Daniele Suzuki, com seu bebê, o pequeno Kauai, que estarão presentes no lançamento oficial no dia 24 de julho, na Vila Olímpica da Mangueira. O Ministério da Saúde e o Unicef também apoiam a campanha.
Várias ações estão sendo planejadas pela SMSDC para a participação da iniciativa. A Coordenação de Área Programática a CAP 2.2 montará barracas nas portas das unidades e levará orientações sobre a amamentação, contando com a presença da Capitucha e sua turma, personagens em forma de bonecas que possuem os nomes das unidades.
A CAP 3.1 distribuirá folders e folhetos explicativos sobre o tema, promoverá roda de conversa, teatro e fará visitas em creches falando sobre as técnicas de amamentação.
A CAP 3.2 aposta na presença do pai como apoiador no período do pré-natal aos primeiros
momentos do bebê, e trará suas ideias em rodas de conversa nas unidades. Também trará a
apresentação do grupo de idosos que integram o ‘Rap da Amamentação’, trabalho desenvolvido pela instituição. A Clínica da Família Tia Alice, localizada no bairro São Francisco Xavier, realizará uma gincana sobre a questão, distribuirá folders e folhetos explicativos e está em uma campanha para arrecadar potes de leite para distribuir para lactantes da região.

O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado que existe para o bebê, pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os seis meses de idade. Além disso, é rico em substâncias que tornam o bebê mais resistente a infecções por vírus e bactérias. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda dar somente leite materno até os seis meses e amamentar até os dois anos de idade ou mais. E o aleitamento não é benéfi co apenas para o bebê. As mamães também são beneficiadas, pois o ato evita que a mulher sofra de anemia e a protege contra o câncer de mama e o de ovário.

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535