Assim como a gripe humana comum, a influenza A (H1N1) apresenta como sintomas febre repentina, fadiga, dores pelo corpo, tosse, coriza, dores de garganta e dificuldades respiratórias.De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), os medicamentos antivirais oseltamivir e zanamivir, em testes iniciais mostraram-se efetivos contra o vírus H1N1.Ter hábitos de higiene regulares, como lavar as mãos, é uma das formas de prevenir a transmissão da doença. Além disto, deve-se evitar o contato das mãos com olhos, nariz e boca depois de tocar em superfícies, usar lenços descartáveis ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações e ambientes fechados e ter hábitos saudáveis como hidratação corporal, alimentação equilibrada e atividade física. Caso ocorra a contaminação, o paciente deve evitar sair de casa até cinco dias após o início dos sintomas, pois este é o período de transmissão da gripe A.Grupos de riscoDesde que as mortes em decorrência da gripe suína foram identificadas, alguns grupos de risco foram observados. São eles:
- Gestantes
- Idosos (maiores de 65 anos) - neste grupo existe uma situação especial pois este grupo tem o sistema imunológico baixo
- Crianças (menores de 2 anos)
- Doentes crônicos
- Portadores de problemas cardiovasculares
- Asmáticos
- Portadores de doença obstrutiva crônica
- Problemas hepáticos e renais
- Doenças metabólicas
- Doenças que afetam o sistema imunológico
Formas de Contágio
O contágio se dá da mesma forma que a gripe comum, por via aérea, contato direto com o infectado, ou indireto (através das mãos) com objetos contaminados. Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 70 graus Celcius destrói quaisquer microorganismos patogênicos.
0 comentários:
Postar um comentário