segunda-feira, 2 de julho de 2012

"TERRAPIA FAZ 15 ANOS SEMEANDO APROMOÇÃO DA SAÚDE!"

Para comemorar seus 15 anos de existência, o projeto Terrapia Alimentação Viva na Promoção da Saúde e Ambiente, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSGSF/ENSP), realizará na sexta-feira (6/7) um dia de atividades com palestras, oficinas culinárias, lançamento do DVD do projeto, entre outras atrações. Comem-oração é o nome do evento de aniversário do projeto, que durante todos esses anos vem divulgando a prática da alimentação viva, valorizando a vitalidade dos alimentos e animando o público para um diálogo com a natureza na mesa de refeições. A atividade é aberta ao público.
Para homenagear os 15 anos do Terrapia, o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, proferirá uma palestra sobre Promoção da saúde. Os interessados em participar da comemoração, que será realizada na horta do Terrapia, das 8 às 16 horas, devem levar um prato de comida viva (alimentos crus com sementes germinadas ou brotos). Para dar início às atividades, também será realizada uma palestra sobre hábitos de vida saudável, com preparação do suco de clorofila, seguida da abertura oficial do evento pelo Grupo Terrapia. A palestra Promoção da saúde terá início às 10h30.
Haverá, ainda, entrega dos certificados de conclusão dos seminários e do curso de formação de educadores, agradecimento do Tembiu Porã, almoço e roda de conversa, com troca de experiências em alimentação viva pelo Brasil afora. Paralelamente, haverá também um painel histórico dos 15 anos do Terrapia; uma oficina culinária com crianças na preparação da torta viva; apresentações artísticas; lançamento do DVD de palestras do Terrapia; e apresentação culinária de pratos vivos da prova saborosa pelos formandos do seminário 2012.
Confira a programação:
8h às 8h45 – Plante uma semente e o desejo de uma nova vida por aqui!
8h45 às 10h – Você quer participar da preparação do suco de clorofila? É só chegar!
10h às 10h30 – Abertura oficial da festa pelo Grupo Terrapia
10h30 às 11h30 – Palestra: Promoção da saúde, por Antônio Ivo de Carvalho, diretor da ENSP
11h30 às11h45 – Entrega de certificados de conclusão: seminários e Curso de Formação de Educadores
11h45 às 12h45 – Visitação de atividades paralelas
Atividades paralelas:
Painel histórico dos 15 anos do Terrapia;
Oficina culinária com crianças na preparação da torta viva;
Apresentações artísticas;
Lançamento do DVD de palestras do Terrapia;
Apresentação culinária dos pratos vivos da Prova Saborosa pelos formandos do seminário 2012.

12h45 às 13h00 – Entre na roda de agradecimento do Tembiu Porã!
13h00 – Almoço com alegria
14h30 às 16h00 – Roda de conversa com troca de experiências em alimentação viva pelo Brasil afora!
Sobre o Terrapia
O Terrapia Alimentação Viva na Promoção da Saúde e Ambiente é um projeto de alimentação viva cujo objetivo é a difusão dos princípios e hábitos de vida ecológica. Por meio de práticas cotidianas, desenvolve um modo de olhar o próprio corpo como ecossistema e meio de participação na preservação ambiental. Desde 1997 tem contribuído para o caminho da promoção da saúde por meio do fortalecimento da aliança entre saúde, ambiente e alimentação. Os participantes são pessoas interessadas na alimentação viva e na aproximação com o ambiente natural, sejam moradores, visitantes ou trabalhadores de Manguinhos, no Rio de Janeiro.
O projeto desenvolve orientação na produção doméstica de sementes germinadas e brotos, atividades para o desenvolvimento de habilidades da culinária viva, sem uso do fogão ou da geladeira, incluindo as folhas não cultivadas comestíveis, identificadas na horta, contribuições ambientais na vida cotidiana doméstica (compostagem dos resíduos, escolha de materiais de higiene, de utensílios e de uso pessoal), conversas sobre práticas naturais de cuidados com o corpo e apoio virtual pelo site e blog.
No fim de 2009, o projeto, vinculado ao Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP/Fiocruz), passou a ser uma associação. O objetivo da mudança foi promover sua institucionalização por meio de associações com pessoa jurídica para o desenvolvimento de parcerias com a Fiocruz e a comunidade.
Associação Terrapia:
Telefone: (21) 2598-2659 (de terça a quinta-feira)
E-mail: terrapia@ensp.fiocruz.br.
Local: Campus da Fiocruz, na Rua Leopoldo Bulhões 1.480, Manguinhos (horta do Terrapia, em frente ao Canal Saúde)

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535