sábado, 21 de maio de 2011

"A PROBLEMÁTICA DO CRACK NA SOCIEDADE BRASILEIRA"

Na quarta-feira, 25 de maio, o Centro de Estudos da ENSP terá como tema Subsídios para uma nova política de drogas: consumo de crack e saúde pública. Para debater os desafios brasileiros no enfrentamento do consumo e venda desta droga, foram convidados o pesquisador do Icict/Fiocruz Francisco Inácio Bastos, a coordenadora psicossocial Viva Rio/Viva Comunidade, Fabiana Lustosa Gaspar, e a diretora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC/Ucam), Julita Lemgruber. A atividade será coordenada pela pesquisadora da ENSP/Fiocruz Mônica Malta e está marcada para 14 horas, no salão internacional da ENSP. Não é necessária inscrição prévia e o evento será aberto a todos os interessados.

O crack é uma droga que gera um nível alto de dependência, embora a reversão do quadro seja possível por meio de uma série de ações intersetoriais que tratem o consumo como uma consequência e não como a causa do problema. A droga é considerada, atualmente, um grande problema de saúde pública no país. Em cima dessa ótica, três especialistas abordarão os conceitos fundamentais para a criação de uma nova política contra as drogas para o país.

Centro de Estudos da ENSP

O Centro de Estudos da ENSP (Ceensp) é um espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países, que vêm à Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com os diversos temas da saúde pública. Seu objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade de saúde pública e para o sistema de ciência e tecnologia.

Em 2011, foram oito as sessões realizadas, cujos temas abordaram: fatores da feminização da Aids no Brasil; a efetividade e segurança dos anorexígenos; os resultados da Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária no Brasil AMS/IBGE (dados de 2009), os conflitos da Mesa de Negociação do SUS, a necessidade da participação da sociedade no debate sobre a patente de medicamentos, a importância do Cartão SUS como uma ferramenta de modernização do sistema público de saúde brasileiro, um debate ético e moral sobre a questão do aborto, envolvendo profissionais de saúde e do sistema judiciário brasileiro, além de um debate sobre os conceitos de Cabanis e Flexner para a saúde pública. Confira a cobertura completa dos Centros de Estudos realizados e acesse a programação dos próximos encontros no endereço
www.ensp.fiocruz.br/ceensp/.

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535