quarta-feira, 4 de maio de 2011

"FIOCRUZ ESTABELECE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL COM IHMT"

       Filipe Leonel
A parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Nova de Lisboa (IHMT) trouxe à ENSP, nos dias 28 e 29 de abril, a vice-diretora do IHMT e pesquisadora da Escola, Zulmira Maria de Araújo Hartz. A visita teve o objetivo de discutir as ações de cooperação que a Fundação vem desenvolvendo com a instituição lusitana por meio do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris), o Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais da ENSP (Laser) e o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP). O acordo também prevê a realização de um programa de doutorado interinstitucional.

Zulmira, que assumiu a vice-direção do IHMT em março de 2010, afirma que a parceria teve início em dezembro do mesmo ano, quando o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, foi a Portugal participar de uma jornada científica e firmou acordo com o reitor da Universidade Nova de Lisboa. Na Fundação, o ponto focal da parceria é o Cris/Fiocruz, com o assessor internacional para Europa, Álvaro Matida.
"A parceria tem o Cris como ponto focal, mas envolve diversos centros e unidades da Fundação. Estamos programando um doutorado interinstitucional do IHMT com a Fiocruz nas áreas de saúde pública e ciências biomédicas para ser oferecido em Moçambique. Além disso, temos um convênio que envolve um grupo com o qual já atuo em parceria no campo da avaliação em saúde, que é o Laser. Queremos oferecer um curso a distância sobre o tema para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop)."
A pesquisadora revela que outro ponto da parceria envolve o Centro de Referência Professor Hélio Fraga da ENSP na área de tuberculose. A parceria, de acordo com ela, visa discutir a resistência bacteriana e adquirir expertise sobre os modelos de vigilância epidemiológica que o Hélio Fraga possui. "Esperamos promover uma troca de natureza acadêmica entre o Hélio Fraga e o Instituto."
O acordo também envolve o apoio da Fiocruz ao Museu de Medicina Tropical da instituição lusitana e a construção de uma Biblioteca Virtual em Saúde e História, desenvolvida em parceria com a Casa de Oswaldo Cruz (COC). "Temos projetos editoriais nos quais esperamos trabalhar alguns números de revistas e livros que documentem a parceria entre as duas instituições junto ao Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Temos muitas afinidades no campo das ciências biomédicas, ciências tropicais, saúde pública, e o interesse é divulgar essas ações nos países lusófonos. Esperamos que até o próximo ano, quando nosso instituto completará 110 anos, possamos realizar um simpósio sobre a história da medicina tropical no século 20."

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535