sexta-feira, 27 de maio de 2011

"CURSO DE ALEITAMENTO"

O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) coordenou o primeiro curso de multiplicadores da Iniciativa Básica Amiga da Amamentação (Iubaam), entre 23 e 25 de maio, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC-RJ), através de integrantes da CAP 3.1 e da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec-RJ). O objetivo é tornar o Centro de Saúde Escola um Pólo de Capacitação do Rio de Janeiro nesta iniciativa. "A atividade é parte da nossa atribuição de instituição formadora de recursos humanos para a atenção primária", ressaltou Emilia Correia, chefe do Centro de Saúde Escola.
Segundo a coordenadora do curso, Tânia Brasil, que também faz parte da Coordenação de Ensino e Pesquisa do Centro de Saúde Escola, além de doutoranda da ENSP, "a iniciativa visa à ampliação do número de Unidades credenciadas na Iubaam em nossa região, em parceria com a coordenação da CAP 3.1, promovendo, protegendo e apoiando o aleitamento materno".
Um dos indicadores de monitoramento de atenção à saúde do Centro de Saúde Escola é a prevalência do Aleitamento Exclusivo (AM) no território. "Apesar deste indicador estar dentro do esperado no município do Rio de Janeiro, temos metas mais ousadas a atingir, contribuindo para a redução da mortalidade infantil em nosso território", explicou Emília.
A chefe do Centro de Saúde Escola lembra que o aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de vida da criança, e deve ter continuidade até os dois anos ou mais, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Curso reúne profissionais das instituições participantes
O curso reúne profissionais do Centro de Saúde Escola, professores universitários, profissionais da SMSDC-RJ e da SESDEC-RJ , e conta com preceptores especialistas em aleitamento materno e Banco de Leite Humano.
Os preceptores do primeiro curso foram a pediatra Maria da Conceição Monteiro Salomão, da Sesdec-RJ; a obstetra Solange Oliveira, que coordena o cuidado do Centro de Saúde Escola da ENSP; o doutorando da ENSP Cristiano Bocoline, também nutricionista da SMSDC-RJ da Rede Rio de Banco de Leite; e o dentista João Ignácio Neto, da SMSDC, representando a CAP 3.1.

De acordo com Emília Correia, em 2011 o Centro de Saúde Escola deverá realizar mais quatro cursos de multiplicadores. "Nosso objetivo principal é tornar o Centro de Saúde Escola uma Unidade Amiga da Amamentação o mais breve possível", concluiu.

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535