domingo, 1 de maio de 2011

"DIGNIDADE NO TRABALHO"

Sempre que eu leio uma notícia sobre um operário que sofre um acidente de trabalho, muitas vezes resultando em ferimentos graves e até em morte, fico pensando sobre uma questão fundamental: trabalho que não garanta o mínimo de segurança ao trabalhador não passa de exploração e pode até ser enquadrado como crime.

Hoje, Dia do Trabalho, quero abordar esse problema que ainda afeta no Brasil e no mundo milhões de
trabalhadores. Falta treinamento, qualificação de mão de obra e, quando a demanda aumenta em alguns setores, a contratação é feita pensando muito mais em lucro do que nas condições de trabalho. E isso não pode ser tolerado, porque temos leis que regem os direitos dos trabalhadores e que devem ser cumpridas.

Em canteiros de obra, o uso de equipamentos de segurança ainda está muito aquém do necessário, expondo o trabalhador a riscos muito grandes porque a
empresa que o contratou passa por cima de requisitos de segurança que de forma alguma poderiam ser negligenciados.

No setor de transportes de carga, motoristas de caminhão e treminhão, obrigados a cumprir uma carga horária acima dos seus limites, para chegar a tempo ao seu destino, dormem no volante, sofrem acidente, morrem ou provocam a morte de outros motoristas justamente porque não estavam em condições de dirigir por estarem sonados, dirigindo veículos gigantescos, pesando toneladas, durante doze horas ou mais.

A dignidade do trabalho só passa a existir quando o empregador garante a quem ele contrata segurança, salário justo e um espaço de convivência agradável. Esse espaço, se não for possível no dia a dia, pela natureza da atividade, que aconteça em encontros periódicos, em situações de lazer que envolvam os trabalhadores em um clube da empresa, por exemplo.

Produzir mais e lucrar mais são as metas que impulsionam a economia de mercado, mas essa produção tem que ser acompanhada de condições que amenizem a pressão. O que não podemos fazer é reproduzir o modelo chinês de alta produtividade, com pressão máxima, tratando os operários como se fossem prisioneiros, já que muitas empresas utilizam grades para que os operários não fujam. O índice de suicídios de trabalhadores na China é muito alto e a explicação está nas péssimas condições a que são submetidos operários de várias indústrias.

Bom domingo!

"Refletindo sobre a importância do trabalho, pensando principalmente em quem o movimenta, o TRABALHADOR".

(O autor é cronista, poeta, autor teatral e professor de redação. jaimeleitao@linkway.com.br)

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535