sexta-feira, 6 de maio de 2011

"DIA INTERNACIONAL DA PARTEIRA"

                                                            DIA 5 DE MAIO DE 2009
Mensagem de Thoraya Ahmed Obaid, Diretora Executiva do UNFPA
A presença de uma parteira durante o parto pode significar a diferença entre a vida e a morte.

Contar com um profissional qualificado durante o parto ajuda a proteger a vida da mãe e da criança, pois facilita a identificação de problemas quando a situação ainda pode ser controlada e uma intervenção mais rápida.
A cada minuto uma mulher morre no parto. E a presença de uma parteira poderia salvá-la.
Em 2008, o UNFPA lançou uma nova iniciativa em parceria com a Confederação Internacional de Parteiras para enfrentar a severa falta de profissionais nessa área em mais de 30 países em desenvolvimento. São necessárias 350 mil parteiras a mais para melhorar a saúde materna, reduzir a mortalidade infantil e combater o HIV. Lidar com essa escassez também é essencial para se alcançar o acesso universal à saúde reprodutiva até 2015.
Nossos esforços conjuntos estão dando resultados. Por exemplo, no Laos, um país com mais de 5 milhões de pessoas e apenas 86 parteiras, um plano do governo para enfrentar a mortalidade materna inclui o fortalecimento da capacitação nessa área, o que não existe atualmente.

Hoje, no Dia Internacional da Parteira, conclamamos os governos a contribuir para esse esforço conjunto doando recursos para o Fundo de Saúde Materna e apoiando as parteiras em suas comunidades.

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535