sábado, 11 de agosto de 2012

JOGOS DE CONFLITOS





Ser pai ou ser mãe é a tarefa mais difícil que os seres humanos têm a desempenhar. Pais pessoas, diferentemente dos animais, não sabem como ser pais. 
Muitos de nós lutam do princípio ao fim.
                                                                
                                                                                                                                     Kari Meninger

Todas  as famílias enfrentam conflitos com seus filhos, e o mesmo acontece na escola. Buscar alternativas para a boa resolução deles é imprescindível á formação destes educandos. As maneiras como pais e educadores intervirão em tais situações têm grande relevância e importância na construção da personalidade deles.

A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano termina por pais e professores. Mas especialmente os genitores costumam vivenciar essa transição dos filhos da infância para o mundo adulto com grande angústia e incerteza.  
Pensa-se que boa parte desses sentimentos seja legítima pelo fato de que os pais sabem bem que seus filhos jamais voltarão a ser crianças e que essa passagem para o mundo adulto é definitiva.  A adolescência representa esse momento, quando os filhos começam a crescer e a se julgar donos de si mesmos; quando discordam de todas as opiniões e orientações dadas pelos adultos; quando se expõem com facilidade social, entre outros comportamentos típicos da impulsividade adolescente.

                Cabe a escola e a família propiciar oportunidade para:
_ Tomar consciência dessas dificuldades e refletir sobre maneiras de agir diante de situações que aparecem diariamente entre os adolescentes.
_ Discutir sobre assuntos comuns às outras famílias, refletindo e construindo argumentos coerentes.
_ Incentivar o diálogo entre pais, entre pais e adolescentes,  e entre e escola.
Não existe fórmula, precisamos buscar uma solução que seja de comum acordo para ambos – Escola e família – é um modo pertinente de conduzir a resolução de conflitos com o jovem.

(Texto adaptado – Dinâmicas para Reunião de pais ) 

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535