quarta-feira, 1 de agosto de 2012

"OS PERCURSOS SOCIAIS DA TUBERCULOSE NO RIO DE JANEIRO"


Durante a apresentação do trabalho Percursos biossociais da tuberculose no Rio de Janeiro, a  a antropóloga Oriana Cátia Rainho Brás, esclareceu em sua tese de doutorado em Sociologia que "o cuidado de saúde, especificamente da tuberculose, exige urgente perspectiva e ação intersetorial" . Realizada na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, a tese foi orientada pelo pesquisador português João Arriscado Nunes e coorientada pelo pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) da ENSP Carlos Machado de Freitas.

A apresentação baseou-se no trabalho de campo realizado pela antropóloga no Rio de Janeiro. Parte dele centrou-se nos serviços do ambulatório de referência para a tuberculose multirresistente, integrante do Centro de Referência Professor Hélio Fraga da ENSP, localizado no campus Fiocruz Mata Atlântica.

Oriana expôs, a partir dos relatos de pacientes portadores de tuberculose multirresistente, os percursos para refletir sobre a complexidade da expressão da doença na vida dos doentes e nos contextos em que ocorre. Além disso, afirmou ter acompanhado a rotina dos profissionais do ambulatório no atendimento aos pacientes e destacou o acolhimento e o comprometimento da equipe do Hélio Fraga.

Para a pesquisadora, baseada em autores da área, a doença no Rio de Janeiro associa-se à dinâmica do capitalismo técnico-científico-informacional gerador de um segmento populacional importante, chamado por tais autores de circuito inferior urbano, cujas condições de vida se caracterizam por uma enorme vulnerabilidade.

A vulnerabilidade também caracteriza os próprios serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), responsáveis pela resposta à doença. O conceito de vulnerabilidade demonstrou potencialidades na compreensão da complexidade da expressão da doença nas vidas das pessoas e seus contextos e, ainda, na indicação de pontos de ação positiva a partir dos serviços de saúde. O cuidado de saúde, e especificamente da tuberculose, revelou exigir uma perspetiva e uma ação intersetoriais.

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535