quinta-feira, 30 de agosto de 2012

"DIA D - CONTRA TUBERCULOSE NO CMS PADRE MIGUEL"

Enfermeiros Everanda, Gustavo e Jonatan
Equipe de Vila Vintém









"Dia D contra TB", ação contra tuberculose, onde visamos captar o maior número de sintomáticos respiratórios através da busca ativa.

Ocorreu no dia 29/08, começando às 9h e finalizando às 16h. Foram criados três pólos para absorver a demanda de sintomáticos respiratórios da comunidade:
O Próprio CMS PADRE MIGUEL tendo como responsável o enfermeiro Gustavo da Equipe Barão, a Igreja Apostólica (Rua Mesquita) - responsável enfermeiro Jonatan da Equipe Maloca e a Igreja da Capelinha (Rua Belizário de Souza) - responsável enfermeira Luciana da Equipe Juventude.
A enfermeira Everanda da Equipe Mocidade e a médica Carolina da Equipe General atuaram como volantes prestando assistência e registrando a ação em todos os polos. O enfermeiro Clovis ajudou na elaboração de toda a logística e na elaboração do fluxo da ação, além de ser responsável por conferir a entrega da segunda amostra de BAAR de cada usuário.

Cada pólo contou com a participação de um enfermeiro durante todo o tempo e três ACS's por turno. Além de um médico e um enfermeiro como volantes. O restante dos ACS's, assim como os tec. de enfermagem ficaram responsáveis pela busca ativa na área.

Cada usuário absorvido passava por um consulta e quando confirmado o quadro de sintomático respiratório era oferecido a realização do BAAR e eventualmente outros exames complementares. Todos foram registrados no livro de sintomáticos e enviados para o GAL.


No pólo instalado no CMS PADRE MIGUEL tivemos a oportunidade de desenvolver  promoção em saúde sobre tuberculose na forma de sala de espera com os pacientes que aguardavam os serviços.


Como resultado captamos 17 pacientes sintomáticos respiratórios, e todos aceitaram realizar o BAAR. Desses, apenas 2 não trouxeram a segunda amostra do escarro, gerando uma nova busca ativa.

Pelo que percebemos o dia parcialmente chuvoso nos prejudicou, mas já estamos idealizando uma outra ação com intuito de quebrar a cadeia de transmissão de TB na comunidade. Além de já termos agendando outras ações pertinentes de Hipertensão e Diabetes.


0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535