quinta-feira, 16 de junho de 2011

"AMPLIADA FAIXA ETÁRIA PARA DOAÇÃO DE SANGUE"

O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para doadores de sangue. Agora, jovens a partir de 16 anos (com autorização dos pais ou responsáveis) e idosos até 68 anos serão aceitos como doadores. A novidade está regulamentada pela Portaria 1.353, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (14/6). Com a medida, a previsão do Ministério da Saúde é que aproximadamente 14 milhões de brasileiros sejam incentivados a se tornar doadores em potencial.

Com a ampliação da faixa etária para doação, a expectativa do governo federal é ampliar o volume de sangue coletado no Brasil que, atualmente, chega a 3,5 milhões de bolsas por ano. A quantidade é considerada suficiente, porém o esforço do Ministério da Saúde é atingir os padrões recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS): cerca de 5,7 milhões de bolsas de sangue por ano. Para o próximo ano, a meta é que o país colete quatro milhões de bolsas.

Quem pode doar sangue a partir de agora:

- Voluntários com aspecto saudável e declaração de bem-estar geral; com idade entre 16 e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Candidatos entre 16 e 17 anos somente poderão doar com o consentimento formal do responsável legal. Em caso de necessidades tecnicamente justificáveis, o candidato cuja idade seja inferior a 16 anos ou superior a 68 anos poderá ser aceito após análise pelo médico do hemocentro.

- O peso mínimo são 50 Kg. Candidatos com peso abaixo de 50 Kg podem ser aceitos após avaliação médica e desde que respeitados critérios específicos estabelecidos na Portaria 1.353/11.

Fonte: Portal do Instituto Nacional do Câncer (Inca)

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535