sexta-feira, 31 de agosto de 2012
"MOBILIZAÇÃO QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA DO CMS PADRE MIGUEL!"
A preparação para a intensificação de vacinação das crianças do dia 18 de agosto de 2012 vai ficar na histório de nossa unidade.
Primavera foi o tema escolhido para a arrumação do CMS PADRE MIGUEL pelas equipes da ESF de Vila Vintém.
Os nossos ACSs deram um show de iniciativa, criatividade e beleza.
"FIQUE LIGADO!"
quinta-feira, 30 de agosto de 2012
"DIA D - CONTRA TUBERCULOSE NO CMS PADRE MIGUEL"
Enfermeiros Everanda, Gustavo e Jonatan
Equipe de Vila Vintém
"Dia D contra TB", ação contra tuberculose, onde visamos captar o maior número de sintomáticos respiratórios através da busca ativa.
O Próprio CMS PADRE MIGUEL tendo como responsável o enfermeiro Gustavo da Equipe Barão, a Igreja Apostólica (Rua Mesquita) - responsável enfermeiro Jonatan da Equipe Maloca e a Igreja da Capelinha (Rua Belizário de Souza) - responsável enfermeira Luciana da Equipe Juventude.
A enfermeira Everanda da Equipe Mocidade e a médica Carolina da Equipe General atuaram como volantes prestando assistência e registrando a ação em todos os polos. O enfermeiro Clovis ajudou na elaboração de toda a logística e na elaboração do fluxo da ação, além de ser responsável por conferir a entrega da segunda amostra de BAAR de cada usuário.
"DIA D DE COMBATE A TUBERCULOSE"
Enfermeiro Jonathan e o morador atendido pelo ESF |
Enfermeira Everanda e as ACSs Janaína, Fátima e Natasha |
amostras de escarro |
Enfermeira Luciana e as ACS Simone, Rosimere e Élida |
Um dos pólos de atendimento na área da Maloca em Vila Vintém |
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Os profissionais da equipe de saúde da família realizaram no dia 29 deste mês na comunidade de Vila Vintém ações de rastreamento e orientações à população.
Segundo o Ministério da saúde " o País atingiu uma das metas do Objetivo Do Milênio, por ter reduzido pela metade os óbitos por tuberculose, comparado com o ano de 1990"
O Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), do Ministério da Saúde, é reconhecido com um dos mais eficientes no mundo. No ano passado, o Brasil atingiu uma das metas do Objetivo Do Milênio, por ter reduzido pela metade os óbitos por tuberculose, comparado com o ano de 1990. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu que a meta foi atingida cinco anos antes do previsto, esperada para 2015.
“Além de continuar perseguindo a queda da incidência e da mortalidade e ampliar a adesão ao tratamento, temos outro desafio: É preciso aproveitar o potencial do sistema nacional público de saúde - com a dimensão que ele possui e com a capacidade dos profissionais das redes de instituições por todo o país - para sermos um pólo permanente de inovação, incorporação de novas tecnologias e de produção de medicamentos”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na abertura do V Encontro Nacional de Tuberculose e o II Fórum de Parceria Brasileira contra a Tuberculose, realizado nesta quarta-feira (30), em Brasília, no Centro de Convenções Brasil XXI.
O ministro tambémdestacou a necessidade de criação, no Brasil, de um campo forte de pesquisa clínica para adaptação de novas tecnologias e medicamentos no combate à tuberculose. O encontro, organizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), em parceria com Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia/SBPT, Rede de Pesquisadores em Tuberculose/REDE-TB e a Parceria Brasileira Contra a TB (STOP-TB Brasil), conta com participação de vários especialistas e autoridades.
PROGRESSO- Um fato que demonstra os avanços no controle da doença e o reconhecimento internacional do trabalho no país foi a carta encaminhada à presidente Dilma Rousseff, pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, elogiando os avanços verificados no país por meio do PNCT.
Ban Ki-moon parabenizou o governo brasileiro pela diminuição do número de casos novos e da taxa de mortalidade da doença. Contudo, lembrou que, 22 países carregam juntos cerca de 80% da carga mundial de tuberculose. O Brasil é o 22º país em taxa de incidência e mortalidade entre os 22 países de alta carga.
Ban Ki-moon destacou a importância de o Brasil continuar empenhado na redução dos casos e pediu apoio do governo brasileiro para estender os avanços em nível mundial. “Quando analisarmos nossos resultados sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, em 2015, devemos ser capazes de dizer que contribuímos para a corrida rumo ao desaparecimento da tuberculose”, disse.
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
"FIQUE ATENTA!"
"PATERNIDADE, CORPO E ALEITAMENTO!"
"NÃO AO FUMO!"
"DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO!"
terça-feira, 28 de agosto de 2012
"EQUIPE DE VILA VINTÉM"
Curso de Primeiros Socorros da Cruz Vermelha Internacional (CICV)
ACS Alilia e Veronica
"DOE SANGUE!"
sexta-feira, 24 de agosto de 2012
"CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA ANIMAL - RIO SEM RAIVA 2012"
Dia 25 de agosto acontece a quarta etapa da campanha “Rio Sem Raiva 2012”. A iniciativa
tem como objetivo manter o controle da raiva animal e acontece em cinco fases, para atender todos os bairros da cidade. Para obter o endereço dos locais de vacinação, que vão funcionar das 8h às 17h, e tirar dúvidas, basta ligar para a Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746, ou acessar a página da SMSDC na internet, em www.rio.rj.gov.br/web/smsdc.
A meta é vacinar 164 mil cães e gatos. Os mais de 170 pontos de vacinação estão distribuídos pelos bairros de Manguinhos, Olaria, Bonsucesso, Ramos, Penha, Penha Circular, Parada de Lucas, Cordovil, Jardim América, Brás de Pina, Vigário Geral, Jacarezinho, Inhaúma, Higienópolis, Del Castilho, Engenho da Rainha, Tomás Coelho, Encantado, Méier, Água Santa, Pilares, Abolição, Engenho de Dentro, Cachambi, Lins de Vasconcelos, Piedade, Engenho Novo, Irajá, Vila Kosmos, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Turiaçu, Vista Alegre, Colégio, Rocha Miranda e Vaz Lobo.
Na hora da vacinação, os cães devem estar com coleira e guia e os gatos devem ser levados em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais com temperamento agressivo precisam estar com focinheira. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva, que compromete o sistema nervoso do homem, quando contaminado.
"VENHA AO CMS PADRE MIGUEL PARA FAZER O SEU!"
SMSDC amplia Programa Riocard Saúde Presente
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) apresentou o Sistema de Informatização do Programa Riocard Saúde Presente, no dia 21 de agosto, no Centro Administrativo São Sebastião. É mais um benefício para os pacientes que sofrem de doenças crônicas e necessitam de transporte público para se deslocarem até o local de tratamento. O novo sistema traz mais agilidade e qualidade ao serviço oferecido.
Para ter direito ao cartão, os usuários portadores de doenças crônicas devem preencher uma ficha cadastral na Secretaria Municipal de Assistência Social, com informações pessoais (nome, telefone, endereço e qualificação), além de levar uma cópia do RG, um retrato 3X4 e laudo comprobatório da doença. Depois de aprovado,
o laudo é encaminhado à SMSDC e o paciente passa por uma consulta com um médico, que confirma a necessidade de acompanhamento e envia um documento para a Secretaria Municipal de Transporte.
O benefício também pode ser solicitado diretamente por um médico das unidades básicas de saúde. O próprio profissional, após verificar a necessidade, preenche o formulário online e envia o pedido, que segue os mesmos trâmites. Após 15 dias da entrada do processo, o usuário deve entrar em contato com a Central Riocard (pelo telefone 4003-3737), para verificar se foi aprovado e agendar a foto para emissão do Riocard especial. O paciente receberá um cartão com determinado número de viagens, calculado de acordo com o trajeto que fará até a unidade de saúde.