sábado, 30 de junho de 2012

"RIO RECEBE HOMENAGEM DO MINISTÉRIO DA SAÚDE POR COMBATE À TUBERCULOSE"

O secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, recebeu homenagem do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pelo desempenho carioca no combate à tuberculose, que contribuiu para alcance dos “Objetivos do Milênio - 2015 para a Tuberculose no Brasil”. A cerimônia, realizada no Complexo de Saúde da Rocinha, dia 22 de junho, contou com a presença da diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margareth Chan, e do diretor do Fundo de População das Nações Unidas, Babatunde Osotimehin.

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil realiza trabalho de combate à tuberculose com resultados cada vez mais efi cazes. Reconhecidas mundialmente e premiadas pela OMS, as ações desenvolvidas no município permitiram a maior redução de todo o país na incidência da doença. Nos últimos quatro anos, a taxa na cidade caiu de 97,5 para 73,9 doentes por 100 mil pessoas infectadas, uma redução de 24%, fazendo com que o Rio saísse do último lugar entre as capitais brasileiras e avançasse cinco posições no tratamento da tuberculose.

A Rocinha é considerada modelo na implantação da estratégia de tratamento contra a doença. A taxa de cura no bairro hoje é de 84%. Os bons resultados estão associados à ampliação da cobertura de Saúde da Família na região, que hoje é de 100%. Atualmente, todos os casos notificados são tratados por agentes de saúde, que utilizam o modelo DOTS, sigla em inglês para Tratamento Diretamente Observado, no qual o profissional de saúde acompanha cada dose do medicamento que é tomada pelo paciente, evitando abandono do tratamento.

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535