terça-feira, 29 de maio de 2012

"PARA QUEM FUMA"

Em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, o CMS PADRE MIGUEL, promoverá, nessa quinta-feira DIA 31 de MAIO, atividades educativas e de promoção da saúde na área externa da unidade. As atividades, que serão realizadas pela manhã, são abertas aos usuários, aos profissionais e a todos que tenham interesse, pois o tabagismo é uma doença causada pela dependência da nicotina. Ele está incluído no grupo dos transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substância psicoativa, segundo a Décima Revisão de Classificação Internacional de Doenças.
A atividade está sendo organizada pelo Grupo de Tabagismo do CMS Padre Miguel Sob a responsabilidade da Assistente Social Cirlei e Psicóloga Verônica e profissionais que trabalham na linha do cuidado e da promoção da saúde, promovendo atividades no âmbito de doenças como diabetes e tuberculose, Enfermeiros Fábio, Clóvis, Everanda, Jonatan, Carlos e Gustavo. O Nutricionista Marcelo e as estagiários de nutrição também participarão com os aspectos nutricionais no tabagismo. Durante o dia serão promovidas atividades que vão desde palestras, orientações, exercercícios e exibição de filmes.

Fumar foi considerado durante anos símbolo de elegância e glamour, pois a indústria tabagista conseguia, numa incrível manobra de construção de imagem, associar o cigarro à sedução e ao poder. No entanto, atualmente, o cigarro é um dos maiores inimigos da saúde pública mundial e uma das principais causas de morte evitável do planeta, levando a sociedade civil, profissionais da saúde e o poder público a unir forças para controlar e reduzir essa epidemia.
 
O controle do tabagismo é um tema que envolve diversas interfaces, tais como meio ambiente, justiça social, direitos humanos, igualdade, promoção da saúde, prevenção, ética, responsabilidade, direitos do consumidor, educação e informação, entre outros. O CMS PADRE MIGUEL oferece tratamento antitabagismo criado pelo SUS e faz parte também do programa Ambientes Livres de Tabaco da SMSDC.

Saiba o que você ganha quando para de fumar
A pessoa que fuma se torna dependente da nicotina, droga bastante poderosa que atua no sistema nervoso central, como a cocaína, com um agravante: chega ao cérebro em apenas sete segundos, dois a quatro segundos mais rápido que a cocaína. É por conta disso que muitos fumantes enfrentam sérias dificuldades para largar o vício, principalmente nos primeiros dias. A tendência, no entanto, é que os efeitos pela suspensão do fumo se tornem mais suportáveis com o passar do tempo.
De acordo com o Ministério da Saúde, os fumantes apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, 5 vezes maior de sofrer infarto, 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral do que um não fumante. Estima-se que, no Brasil, a cada ano, 80 mil pessoas, cerca de 8 pessoas por hora, morram precocemente devido ao tabagismo, responsável direto por:

– 30% das mortes por câncer (boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rins, bexiga, colo de útero, estômago e fígado);
– 90% das mortes por câncer de pulmão;
– 25% das mortes por doenças coronarianas (angina e infarto);
– 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (bronquite e enfisema);
– 25% das mortes por doença cerebrovascular (derrame cerebral);
– aneurismas arteriais, trombose vascular, úlcera do trato digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual são algumas outras doenças relacionadas ao fumo.
Ainda segundo as autoridades de Saúde, quando se para de fumar: após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal; após 2 horas, o sangue fica livre da nicotina; após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza; após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar aprecia melhor o sabor dos alimentos; após 3 semanas, a respiração fica mais fácil e a circulação melhora; após 5 a 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535