quarta-feira, 30 de maio de 2012
"CIGARRO NÃO COMBINA COM A SAÚDE DO PLANETA. NEM COM A SUA!"
Basta manter um cigarro aceso para poluir o ambiente. A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono (o mesmo que sai do escapamento dos veículos), substâncias cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações. Imagine a quantidade de toxidade que várias pessoas fumando deixam no nosso Planeta.
"DIA DE RESPIRAR"
O evento "Dia de Respirar" será um dia de atividades para apresentar aos interessados a importância da saúde respiratória para o indivíduo e a população em geral, e difundir noções que poderão ser utilizadas para a identificação precoce de sintomas e orientar sobre os cuidados que visam prevenir e minimizar as conseqüências das doenças respiratórias mais prevalentes em nosso meio.
terça-feira, 29 de maio de 2012
"VAMOS APROVEITAR A PRORROGAÇÃO DA VACINAÇÃO DA GRIPE ATÉ 01 DE JUNHO!"
O Ministério da Saúde prorrogou a 14ª Campanha de Vacinação contra Gripe até o dia 1º de junho, pois a meta é vacinar 80% da população. A ampliação do prazo possibilitará que um número maior de pessoas se vacinem e se protejam da doença.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alerta sobre importância da vacina, que é oferecida gratuitamente nos 34 mil postos de saúde de todo o país. Padilha lembra que ela é segura e protege contra os três vírus que mais circulam no Brasil. “Prorrogamos o prazo para que todas as pessoas que não tiveram tempo de ir aos postos de saúde possam se vacinar contra a gripe e estejam protegidas no inverno, período de maior circulação do vírus. A vacina é a melhor maneira de evitar a doença”, afirma Padilha.
O principal objetivo da campanha de vacinação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações provocadas por infecções do vírus da gripe. Como resultado da imunização, em 2011, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1 – foram 53 óbitos, contra 148 no ano anterior. Já o número de casos graves notificados diminuiu 44% - de 9.383 para 5.230. No entanto, se não mantermos altas coberturas vacinais, esses números poderão voltar a se elevar neste ano.
"A VACINA É SEGURA"
Só quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina, também é impossível contrair gripe após a vacinação, como algumas pessoas costumam afirmar. “O vírus usado nesta vacina é inativado”.
PROTEÇÃO - Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e, de 39% a 75%, a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, a vacina reduz o risco de pneumonia em cerca de 60%, e o risco global de hospitalização e morte, aproximadamente de 50% a 68%, respectivamente.
.
ENTÃO, VENHAM AO CMS PADRE MIGUEL PARA FAZER SUA VACINA E FICAR PROTEGIDO. ESTAMOS ESPERANDO VOCÊS COM TODO CARINHO!
"PARA QUEM FUMA"
Em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, o CMS PADRE MIGUEL, promoverá, nessa quinta-feira DIA 31 de MAIO, atividades educativas e de promoção da saúde na área externa da unidade. As atividades, que serão realizadas pela manhã, são abertas aos usuários, aos profissionais e a todos que tenham interesse, pois o tabagismo é uma doença causada pela dependência da nicotina. Ele está incluído no grupo dos transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substância psicoativa, segundo a Décima Revisão de Classificação Internacional de Doenças.
A atividade está sendo organizada pelo Grupo de Tabagismo do CMS Padre Miguel Sob a responsabilidade da Assistente Social Cirlei e Psicóloga Verônica e profissionais que trabalham na linha do cuidado e da promoção da saúde, promovendo atividades no âmbito de doenças como diabetes e tuberculose, Enfermeiros Fábio, Clóvis, Everanda, Jonatan, Carlos e Gustavo. O Nutricionista Marcelo e as estagiários de nutrição também participarão com os aspectos nutricionais no tabagismo. Durante o dia serão promovidas atividades que vão desde palestras, orientações, exercercícios e exibição de filmes.
Fumar foi considerado durante anos símbolo de elegância e glamour, pois a indústria tabagista conseguia, numa incrível manobra de construção de imagem, associar o cigarro à sedução e ao poder. No entanto, atualmente, o cigarro é um dos maiores inimigos da saúde pública mundial e uma das principais causas de morte evitável do planeta, levando a sociedade civil, profissionais da saúde e o poder público a unir forças para controlar e reduzir essa epidemia.
O controle do tabagismo é um tema que envolve diversas interfaces, tais como meio ambiente, justiça social, direitos humanos, igualdade, promoção da saúde, prevenção, ética, responsabilidade, direitos do consumidor, educação e informação, entre outros. O CMS PADRE MIGUEL oferece tratamento antitabagismo criado pelo SUS e faz parte também do programa Ambientes Livres de Tabaco da SMSDC.
Saiba o que você ganha quando para de fumar
A pessoa que fuma se torna dependente da nicotina, droga bastante poderosa que atua no sistema nervoso central, como a cocaína, com um agravante: chega ao cérebro em apenas sete segundos, dois a quatro segundos mais rápido que a cocaína. É por conta disso que muitos fumantes enfrentam sérias dificuldades para largar o vício, principalmente nos primeiros dias. A tendência, no entanto, é que os efeitos pela suspensão do fumo se tornem mais suportáveis com o passar do tempo.
De acordo com o Ministério da Saúde, os fumantes apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, 5 vezes maior de sofrer infarto, 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral do que um não fumante. Estima-se que, no Brasil, a cada ano, 80 mil pessoas, cerca de 8 pessoas por hora, morram precocemente devido ao tabagismo, responsável direto por:
– 30% das mortes por câncer (boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rins, bexiga, colo de útero, estômago e fígado);
– 90% das mortes por câncer de pulmão;
– 25% das mortes por doenças coronarianas (angina e infarto);
– 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (bronquite e enfisema);
– 25% das mortes por doença cerebrovascular (derrame cerebral);
– aneurismas arteriais, trombose vascular, úlcera do trato digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual são algumas outras doenças relacionadas ao fumo.
Ainda segundo as autoridades de Saúde, quando se para de fumar: após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal; após 2 horas, o sangue fica livre da nicotina; após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza; após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar aprecia melhor o sabor dos alimentos; após 3 semanas, a respiração fica mais fácil e a circulação melhora; após 5 a 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.
segunda-feira, 28 de maio de 2012
"EU AMO MEUS PEITOS!"
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil é parceira da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) na campanha “Eu amo meus peitos", que busca chamar a atenção da mulher para a importância de cuidar das mamas, mostrando que ela não precisa ter vergonha disso.
A iniciativa será lançada no dia 28 de maio, às 18h, no Centro de Diagnóstico por Imagem – Rio Imagem, na Avenida Presidente Vargas, 1.733, no Centro, com a participação do secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.
O objetivo da iniciativa é sensibilizar a população para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, prestando informações sobre a doença, os cuidados necessários e a importância de se fazer a mamografi a a partir dos 40 anos.
A campanha é promovida há 12 anos, e neste ano será feita por mulheres comuns que mostram que ao se prevenir estão cuidando da autoestima.
Para estimular o engajamento, internautas anônimas podem publicar fotos dos seus
"RIO SEM RAIVA"
ESTRATÉGIA DE AÇÃO PARA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA ANIMAL “RIO SEM RAIVA! 2012”
A Unidade de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Zoonoses Paulo Dacorso Filho, iniciou no dia 26 de maio a Campanha de Vacinação "Rio Sem Raiva" que constitui, um dos principais pilares do controle da raiva no município. Nessa perspectiva, a S/SUBVISA/SVFSZ/UPDF através da Coordenação Geral da Campanha, reestruturou as ações com intuito de otimizar recursos e o trabalho das equipes de Coordenações Locais que gerenciam as atividades em suas respectivas áreas de planejamento, considerando os aspectos territoriais e epidemiológicos da Cidade.
A raiva é uma enfermidade infecciosa aguda de etiologia viral que atinge mamíferos inclusive o homem. Caracteriza-se por sintomatologia nervosa resultante de encefalopatia e por apresentar letalidade de cerca de 100%.
É uma zoonose que envolve diferentes espécies animais servindo como reservatórios na natureza, e seu controle exige medidas voltadas à redução viral na espécie de maior relevância epidemiológica numa determinada região geográfica.
Em áreas urbanas, o cão é o principal reservatório e fonte de infecção e as medidas de controle e prevenção seguem o que preconiza o Programa Nacional de Profilaxia da Raiva do Ministério da Saúde.
Na Cidade do Rio de Janeiro a raiva encontra-se sob controle epidemiológico em sua forma urbana, onde o último caso humano ocorreu em 1984, e em cães e gatos em 1995.
A meta este ano é vacinar 528.540 cães e 152.252 gatos, totalizando 680.792 animais.
A vacinação será iniciada em 26/05/2012 com término em 22/09/2012, ocorrendo em cinco etapas, aos sábados, atingindo todas as áreas de planejamento (APs) do Município.
Serão instalados cerca de 1000 postos de vacinação nos diversos bairros da cidade.
CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO-2012
26 de Maio | Paciência, Santa Cruz, Sepetiba, Manguariba e Palmares (XIX RA) |
Pedra de Guaratiba, Barra de Guaratiba e Ilha de Guaratiba (XXVI RA) | |
| |
30 de Junho | Senador Camará, Bangu, Vila Kennedy, Padre Miguel, Realengo, Sulacap, Deodoro e Magalhães Bastos (XVII e XXIII RAs) |
Campo Grande, Inhoaíba, Vasconcelos, Cosmos e Santíssimo (XVIII RA) | |
| |
21 de Julho | Madureira, Quintino, Engenheiro Leal, Cascadura, Cavalcanti, Bento Ribeiro, Oswaldo Cruz e Marechal Hermes (XV RA) |
Jacarepaguá, Gardênia Azul, Anil, Tanque, Vila Valqueire, Freguesia, Taquara, Cidade de Deus, Praça Seca, Campinho, Curicica, Camorim, Vargem Grande, Vargem Pequena e Pechincha (XVI RA) | |
Guadalupe, Acari, Coelho Neto, Anchieta, Barros Filho, Costa Barros, Honório Gurgel, Ricardo de Albuquerque e Pavuna (XXII e XXV RAs.) | |
Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Grumari (XXIV RA) | |
25 de Agosto | Manguinhos, Olaria, Bonsucesso e Ramos (X, XXIX e XXX RAs) |
Penha, Penha Circular, Parada de Lucas, Cordovil, Jardim América, Brás de Pina, Vigário Geral (XI RA) | |
Jacarezinho, Inhaúma, Higienópolis, Del Castilho, Engenho da Rainha e Tomás Coelho (XII RA) | |
Encantado, Méier, Água Santa, Pilares, Abolição, Engenho de Dentro, Cachambi, Lins de Vasconcelos, Piedade e Engenho Novo (XIII RA | |
| Irajá, Vila Kosmos, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Turiaçú, Vista Alegre, Colégio, Rocha Miranda e Vaz lobo (XIV RA) |
22 de Setembro | Saúde, Gamboa, Caju, Santo Cristo, Portuária (I RA) Centro (II RA) |
Catumbi, Rio Comprido, Cidade Nova e Estácio (III RA). Santa Tereza (XXIII RA) | |
Zona Sul (IV, V, VI e XXVII RAs.) | |
Mangueira, Benfica e São Cristóvão (VII RA) | |
Praça da Bandeira, Tijuca e Alto da Boa Vista (VIII RA) | |
Maracanã, Vila Isabel, Andaraí e Grajaú (IX RA) | |
Ilha do Governador (XX RA) |
domingo, 27 de maio de 2012
"DIA DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA - 28 DE MAIO"
DIA NACIONAL DE AÇÃO PELA SAÚDE DA MULHER!
Marina Carneiro, nao sobreviveu para conhecer sua FILHA que nasceu no dia 07 de março de 2005, pesando 1,690 kg, na 34ª Semanas de Gestação.
Marina tinha 25 anos, cursava Engenharia de Meio Ambiente, era muito bem informada, e fez o pré-natal com o Médico do Convênio.
Segundo sua mãe, Carmem Regina , "Alguns sinais foram dados que algo nao andava bem, mas seu médico não deu a devida importância. Acredito ter havido negligência no pré-natal, pós-parto e na falha dentro do atendimento no Hospital pela equipe de plantonistas." Marina morreu devido um quadro de pré-eclâmpsia.
Segundo sua mãe, Carmem Regina , "Alguns sinais foram dados que algo nao andava bem, mas seu médico não deu a devida importância. Acredito ter havido negligência no pré-natal, pós-parto e na falha dentro do atendimento no Hospital pela equipe de plantonistas." Marina morreu devido um quadro de pré-eclâmpsia.
Sua mãe criou uma Associação Nacional Marina Carneiro de amigos de familiares de vitimas de Morte Materna.
Segundo Drª Andretta Tanaka, professora titular da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Comissão Nacional de Mortalidade Materna, no Brasil , " Para cada 100 mil Nascidos Vivos, são 54 Mulheres Mortas".
"Mas para cada Morte oficialmente notificada, há uma não notificada. Então, estimamos que sejam 108 Mulheres para cada 100 mil Nascidos Vivos. Embora o Brasil esteja progredindo em relação à diminuição da Mortalidade Infantil, os números da Mortalidade Materna não diminuem".
Para a especialista, "A morte materna é um dos mais sensíveis Indicadores da Qualidade de Vida da População".Um dos Problemas, segundo ela, é a deficiência na formação dos novos médicos. Defende que métodos sofisticados, como o ultra-som, não substituam uma boa avaliação clínica do obstetra. Com Atendimento Médico adequado, estima-si 98% dessas mortes poderiam ser evitadas.
ENTÃO, VAMOS LÁ NOSSAS GESTANTES, VENHAM FAZER O PRÉ-NATAL NO CMS PADRE MIGUEL. TEMOS EQUIPES PREPARADAS E DEDICADAS PARA RECEBÊ-LAS!
"UM ATO DE AMOR! "
terça-feira, 22 de maio de 2012
"EQUIPE BARÃO DA VILA VINTÉM ATUALIZA CADASTRO DOS USUÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA"
Ontem e hoje sob o comando do Enfermeiro Gustavo, a Técnica de Enfermagem Andressa e os ACSs, a EQUIPE BARÃO da ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE VILA VINTÉM cadastraram e atualizaram os usuários do BOLSA FAMÍLIA de sua área de abrangência.
A participação da Comunidade foi bastante expressiva devido a motivação de serem atendidos pertinho de casa, sem fila ném tumulto. Os profissionais foram até a comunidade com todo material oferecendo os serviços de pesagem, medição, orientações para atualizações dos cartões de vacinação das crianças, consulta de enfermagem e identificação de situações vulneráveis com encaminhamentos para outros serviços dentro da unidade, como saúde bucal, saúde da mulher, saúde da criança, saúde do homem, programa de hipertensão e diabetes, programas de tuberculose e hanseníase, programa de tabagismo, planejamento famíliar, grupo de gestantes, grupo da melhor idade, dentre outros.
EQUIPE BARÃO NOTA 10
"OFICINA DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICAS"
Hoje no CMS Padre Miguel tivemos mais uma "OFICINA DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICAS" com a Técnica.
Foi ótimo ver nosso grupo da "MELHOR IDADE - AMAR É VIVER" participando ativamente da oficina, contribuindo com seus conhecimentos das plantas, adquiridos pela própria vida.
Após a oficina, fomos admirar e colher nossos "frutos" em nossa horta que está surpreendente.
Venha participar de nosso grupo que ficou classificado em Primeiro Lugar no Ranking da CERTIFICAÇÃO DE RECONHECIMENTO DO CUIDADO DE QUALIDADE - "UNIDADE AMIGA DAS PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICAS".
sábado, 19 de maio de 2012
"CUIDAMOS MUITO BEM DE NOSSOS USUÁRIOS CRIANDO UM VÍNCULO DE CONFIANÇA!"
CMS PADRE MIGUEL
Unidade Promotora do Cuidado à Pessoa com
Hipertensão e Diabetes
Seja orientando alongamento!
Seja no controle da medicação!
Seja na medicina alternativa - auriculoterapia!
Seja no aumento da auto-estima nos passeios!
Cinema!
Corcovado!
Vinculo com nossos usuário!
ASSIM ATENDEMOS NOSSOS USUÁRIOS!