terça-feira, 27 de novembro de 2012

"10 DICAS PARA PREVENIR O CÂNCER"



1. NÃO FUMAR. Essa é a principal dica para prevenir o câncer. Ao fumar, são liberadas no ambiente substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Não fumar é fundamental para a prevenção do câncer.

 2. MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Coma mais frutas, legumes e verduras e menos alimentos gordurosos, enlatados e salgados. Procure comer cinco porções de frutas, legumes e verduras por dia. Prefira alimentos cozidos ou assados em vez de frituras.

 3. FAÇA ATIVIDADES FÍSICAS REGULARMENTE. Realizar pelo menos 30 minutos de atividade física leve ou moderada por dia previne não somente o aparecimento do câncer, mas também o risco de diabetes e doenças vasculares (infarto e derrame). A atividade física pode ser uma caminhada, varrer a casa, levar o cachorro para passear, subir escadas, caminhar para o trabalho, entre outras.

4. MANTER O PESO IDEAL. Controlar o peso é importante, pois o excesso de peso está associado a vários problemas de saúde, entre eles hipertensão, diabetes, infarto, derrame e câncer. O excesso de peso na infância e no início da vida aumenta a chance de excesso de peso na vida adulta.
5. EVITE OU ELIMINE O CONSUMO DE ÁLCOOL. Quantidades moderadas de bebida alcoólica (um drinque por dia para as mulheres e dois para os homens) reduzem o risco de infarto. Para reduzir o risco de câncer, recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas.

6. EVITE A EXPOSIÇÃO EXAGERADA AO SOL. A exposição exagerada ao sol aumenta o risco de câncer de pele (além de outras doenças como catarata), principalmente se a exposição ocorrer sem proteção (barracas, chapéu, óculos escuros, filtro solar). Evite se expor exageradamente ao sol nos horários entre 10-16h. Se o fizer, não se esqueça de se proteger.

7. PROCURE FAZER OS EXAMES PREVENTIVOS. Para alguns tipos de câncer, como o de mama, colo do útero e intestino grosso (cólon), a realização de exames preventivos, periodicamente a partir de certa idade, diminuem o risco de morte por estes cânceres. Converse com seu médico sobre esses exames. 
 
8. AVALIE OS RISCOS OCUPACIONAIS. Alguns tipos de trabalho aumentam o risco de câncer pelo fato de exporem o trabalhador a fatores de risco, como substâncias químicas, fumo no ambiente de trabalho, radiação solar, radiação ionizante (raios X), entre outros. Procure saber mais sobre os riscos ocupacionais com a área de saúde do trabalhador de sua empresa.
9. ATENÇÃO COM OS RISCOS AMBIENTAIS. O nosso meio ambiente pode ser responsável por muitos agravos à saúde. Ambientes insalubres, substâncias químicas nos solos e alimentos (como fertilizantes e agrotóxicos) e poluição atmosférica (por emissão de gases poluentes pelas fábricas e pelos automóveis) podem aumentar o risco de câncer. Exerça sua cidadania e controle a exposição desses riscos, exigindo políticas públicas para reduzi-los.
10. EVITE COMPORTAMENTOS DE RISCO. Alguns hábitos de vida aumentam o risco de ter câncer. Além dos fatores alimentares e os relacionados à atividade física e ao consumo de cigarro, outros hábitos de vida aumentam o risco de câncer. A utilização sem controle de alguns medicamentos, relações sexuais sem proteção e a utilização exagerada de exames radiológicos (radiação ionizante) podem aumentar o risco do aparecimento da doença. Procure sempre uma orientação médica sobre esses riscos.
 

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535