terça-feira, 13 de agosto de 2013

Presidenta vê avanço na oferta de medicamentos

Presidenta informou, na manhã desta segunda-feira (12), que a distribuição gratuita de medicamentos para asma, pelo programa, beneficiou 781 mil pessoas em um ano. Ação também distribui, de graça, medicamentos para hipertensão e diabetes. Ao todo, 16,4 milhões de brasileiros foram beneficiados.
A presidenta Dilma Rousseff destacou os avanços do programa Saúde Não Tem Preço, lançado em 2011 pelo Ministério da Saúde, e da política de assistência farmacêutica do Sistema Único de Saúde (SUS) noprograma de rádio “Café com a Presidenta” desta segunda-feira (12).  Dilma ressaltou que a asma é a segunda principal causa de internação de crianças de até cinco anos na rede pública de saúde e que distribuição gratuita de medicamentos para a doença no Saúde Não Tem Preço já beneficiou, desde o ano passado, 781 mil pessoas em todo o país.
A presidenta apontou que a distribuição desses medicamentos resultou numa redução de 16% das internações no SUS por conta da doença em um ano – ou 20 mil internações a menos. A presidenta também lembrou que sua filha tem asma e sabe o que uma mãe sofre quando uma criança sofre com a doença. “Cada internação que evitamos, com a distribuição gratuita de remédio, é mais qualidade de vida que levamos ao paciente e à família do paciente”, afirmou.
Dilma Rousseff destacou ainda que o programa Saúde Não Tem Preço também distribui gratuitamente remédios para o tratamento da hipertensão e do diabetes. Ela frisou que o fornecimento dos medicamentos para essas duas doenças crônicas possibilita o tratamento de forma correta porque o medicamento é garantido ao paciente sem interrupção. A presidente citou que 16,4 milhões de brasileiros fizeram ou fazem o tratamento de hipertensão, diabetes ou asma pegando o remédio de graça por meio do programa. Para retirar os medicamentos de graça, basta apresentar a identidade dele, o CPF e a receita médica dentro do prazo de validade nas farmácias públicas ou nas conveniadas ao programa Aqui Tem Farmácia Popular.
A presidenta ainda falou sobre o Farmácia Popular, que fornece medicamentos com até 90% de desconto para a população para o tratamento de doenças como o glaucoma e a osteoporose, além de além de anticoncepcional e fraldas geriátricas. E destacou que desde o início do seu governo, cresceu o número de medicamentos distribuídos nos hospitais e nos postos de saúde: passou de 550 para 800. O governo investe R$ 11 bilhões ao ano para fornecer medicamentos à população.
Ela ressaltou a política de produção nacional de medicamentos, com investimentos do governo em pesquisa e fabricação de produtos na área de saúde de última geração. Dilma afirmou que as parcerias firmadas com laboratórios privados para o desenvolvimento de vacinas e remédios proporcionam redução de preços e transferência de tecnologia para o país. Entre as parcerias para a produção de medicamentos, a presidenta destacou a que vai viabilizar a distribuição gratuita da vacina contra o HPV no SUS a 3 milhões de meninas de dez e onze anos a partir do ano que vem.
Dentro do contexto de parcerias com empresas privadas, a presidenta vai à inauguração da nova fábrica do laboratório Cristália nesta terça-feira (13), que vai produzir remédios para o tratamento do câncer após ter recebido financiamento público.  “Cada parceria para a produção de medicamentos que nós fechamos com o laboratório significa mais remédios de qualidade e, óbvio, uma importante economia para o Ministério da Saúde”, disse.
Fonte: Ministério da Saúde

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535