terça-feira, 6 de agosto de 2013

SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO 2013

cartaz_semana_mundial_aleitamento (Foto: Divulgação)

A Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre dos dias 1 a 7 de agosto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo estimular a amamentação e melhorar a saúde de crianças menores de cinco anos em todo o mundo. Além de reforçar o vínculo entre mãe e filho, a amamentação tem papel fundamental para nutrir e proteger o bebê contra infecções. Desse modo, até os primeiros seis meses de vida da criança, essa deve ser sua única fonte de alimentação.
De acordo com a última pesquisa do Ministério da Saúde, de 2009,41 % das crianças menores de seis meses recebem exclusivamente leite materno e 67,7 % mamam na primeira hora de vida. O tempo médio de aleitamento materno aumentou um mês e meio de 1999 a 2008, passando de 296 para 342 dias.
A amamentação exclusiva é a estratégia mais eficaz na redução da mortalidade infantil. Estima-se que ações de promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável sejam capazes de diminuir, respectivamente, em até 13% e 6% a ocorrência de mortes em crianças menores de cinco anos em todo o mundo.
Quais são as vantagens da amamentação?
·         O leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê até o sexto mês. Por isso não é preciso completar com outros leites, mingaus ou suquinhos, fazendo economia para o orçamento familiar; 
·         O leite materno é muito fácil de digerir e não sobrecarrega o intestino e os rins do bebê. Isso explica porque as fezes do bebê são aguadas (amarelas ou verdes), e que a urina se apresente bem clarinha e abundante;
·         Ele protege o bebê da maioria das doenças;
·         É prático, não precisa ferver, misturar, coar, dissolver ou esfriar;
·         Está sempre pronto, a qualquer hora ou lugar;
·         Transmite amor e carinho, fortalecendo os laços entre a mãe e o bebê;
·         Protege a mãe da perda de sangue em grande quantidade depois do parto;
·         A amamentação diminui as chances de a mãe ter câncer de mama e de ovário.

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535