quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Piscinas devem ser supervisionadas no inverno para evitar dengue

No período do inverno, as piscinas de casas, chácaras e condomínios normalmente têm sua utilização reduzida. A água parada pode servir de local para procriação do mosquito Aedes aegipyt. Por isso, é preciso tomar cuidado com estas instalações, realizando a limpeza periódica e cuidando para que as larvas do mosquito não se desenvolvam no local.
Mesmo que elas estejam sem uso, é preciso ligar a bomba de movimentação de água pelo menos uma vez por semana. Com o auxílio do cloro específico para a higienização de piscinas, não terá como as larvas se desenvolverem.
O que não pode acontecer é deixar a piscina esquecida durante todo o inverno. Muita gente aproveita a época para deixar a instalação vazia, o que também pode representar um risco. Pequenas poças, formadas em dias de chuva, também servem de criadouro da dengue e podem colaborar para aumentar o número de pessoas doentes. Por isso, o ideal é que as piscinas vazias também sejam supervisionadas constantemente.
Um erro comum é usar lona ou plástico para proteger as piscinas. Isso acaba formando uma bolha sobre a superfície que, em caso, de chuva, acumula água e serve de criadouro.
Para as casas onde há piscinas de plástico, o ideal é que elas sejam desmontadas e guardadas quando estiverem fora de uso. Isso porque, mesmo que elas estejam suspensas, o plástico pode reter água da chuva nas dobras e abrigar larvas do mosquito da dengue.
O combate à dengue deve ser constante, por meio da eliminação de criadouros do mosquito, que gosta de ambiente com água parada para colocar seus ovos e se procriar. A ação de controle da doença é um dever de todos. A Prefeitura faz sua parte, com a realização de arrastões em todos os bairros. Durante estas inspeções, agentes vistoriam as casas em busca de objetos que possam acumular água, orientam moradores sobre como evitar a doença e removem entulhos com auxílio de máquinas e caminhões.
Os moradores também devem ser parceiros da Administração Municipal neste trabalho. O interior das residências, os quintais e as lajes devem ficar livres de água parada. Caixas d’água e calhas devem ser limpas periodicamente. Até as crianças podem ajudar, guardando os brinquedos em local adequado e “fiscalizando” as ações dos pais dentro da residência.


Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535