terça-feira, 13 de agosto de 2013

Prefeitura do RJ inaugura a 71ª Clínica da Família da cidade, em Realengo

A Secretaria Municipal de Saúde inaugurou nesta terça-feira, dia 13 de agosto, a Clínica da Família Armando Palhares Aguinaga, em Realengo. A unidade é a 71ª da cidade, fica na Av. Santa Cruz, s/nº, e beneficiará 17,2 mil moradores da área. Com a abertura da clínica, a cobertura de saúde da família na região da AP 5.1, que engloba os bairros de Bangu, Realengo, Padre Miguel e adjacências, chega a 41%. Em 2008, a cobertura era de apenas 4,6%. Em toda a cidade, 41% dos cariocas são cobertos pela estratégia de saúde da família.

Esta é a 31ª Clínica da Família da Zona Oeste. A unidade contará com cinco equipes de saúde da família. Cada equipe fará, em média, 400 consultas médicas por mês, totalizando duas mil consultas mensais, além dos demais procedimentos, serviços e consultas de enfermagem e dos agentes de saúde.

Mais de 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões-dentistas e auxiliares, trabalharão na unidade. No local, os pacientes vão passar por procedimentos ambulatoriais e consultas com médicos, equipe de enfermagem e agentes de saúde. Será possível, também, realizar exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, planejamento familiar e teste do pezinho. A unidade contará ainda com acompanhamento de pré-natal e doenças crônicas e distribuição de medicamentos.

A clínica da família funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8 às 12h. A unidade terá consultórios, salas de saúde da mulher, de acolhimento mãe-bebê, saúde da criança, saúde bucal, observação clínica,  procedimentos, hipertensão e diabetes, além de auditório, farmácia e almoxarifado.

 Reconhecimento - Armando Palhares Aguinaga nasceu em 10 de janeiro de 1890, no bairro carioca do Flamengo. Fez os ensinos básicos entre São Cristóvão e Petrópolis, ingressando na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1906 e se formando em 1911. Casou-se em janeiro de 1912, seguindo para o interior de São Paulo, onde começou a exercer a Medicina. Em 1921, voltou com a família para o Rio, indo morar em Copacabana e abrindo consultório na Rua da Assembleia. Também começou a trabalhar gratuitamente no Hospital da Gamboa – referência em serviços médicos na época – dedicando-se às especialidades de ginecologia e obstetrícia. Posteriormente foi convidado a dirigir a recém-inaugurada maternidade do Hospital São Francisco de Assis, da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde desempenhou papel fundamental na formação de centenas de médicos obstetras e na introdução e generalização de diversos procedimentos e tratamentos voltados para a saúde da mulher.



Inauguração da Clínica da Família Armando Palhares Aguinaga.



Diretora da Policlínica Guilherme da Silveira Filho, Neise Villar, e Diretora do CMS Padre Miguel, Ana Paula Daltro, estiveram presentes prestigiando a nova Clínica da Família.



Anderson, Gerente da CF Armando Palhares Aguinaga, na inauguração da clínica.

O CMS Padre Miguel parabeniza e deseja muito sucesso à equipe da CF Armando Palhares Aguinaga!

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535