quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Dia Nacional do Controle do Colesterol - 08 de agosto

Instituído em 2002 pelo Governo Federal, o Dia Nacional de Combate ao Colesterol - 08 de agosto - é destaque no calendário da Saúde porque as doenças do coração, seguidas do câncer, são as duas maiores causas de morte natural no Brasil. O objetivo é alertar a população sobre mudanças de hábitos alimentares, a prática de atividades físicas, o abandono do tabaco e o cuidado especial que devemos ter com a nossa saúde.




Prevenção e Cuidados com a Saúde
Valorizar a vida é cuidar da alimentação que ingerimos diariamente, praticar exercícios frequentemente, evitar o tabaco e as bebidas alcoólicas, excessos de gorduras e doces, as gorduras de origem animal, como a manteiga, as banhas e as gorduras presentes nas carnes, facilitam o aumento do colesterol no sangue.  O nível de colesterol é alterado de acordo com a dieta que adotamos.  Se exagerarmos nas gorduras, fatalmente o colesterol vai aumentar e com isso corre-se o risco de ataques cardíacos.
Segundo os estudos científicos médicos, 30% do colesterol é fornecido pelos alimentos que ingerimos — os outros 70% são fabricados pelo nosso próprio organismo.  Se houver um controle da alimentação por parte das pessoas o colesterol pode ser controlado e diminuído. Fazer exames periodicamente é essencial para o controle de todas as doenças que possam aparecer. A Prevenção ainda é o melhor remédio.
Para você combater o colesterol alto através da alimentação siga uma dieta rica em frutas, vegetais e cereais integrais (aveia, centeio, farelos de trigo, farinha de linhaça, arroz integral etc): eles são ricos em fibras e substâncias antioxidantes. Vários alimentos contribuem para diminuir o colesterol ruim: azeite de Oliva, castanha-do-pará, linhaça, abacate, nozes, etc.
Inclua nas refeições mais peixes marinhos como sardinha, atum, salmão, anchova, cavalinha, que são ricos em Ômega-3.
Evite gorduras saturadas e frituras. 
Para viver mais e melhor, cuide da sua alimentação, faça atividades físicas regularmente, livre-se de todos os vícios e hábitos que fazem mal à sua saúde e viva com saúde, sempre.


0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535