segunda-feira, 12 de março de 2012

"UNIDOS PELA CURA"

UNIDOS PELA CURA
O Unidos Pela Cura é uma iniciativa que vem sendo constituída de forma intersetorial e tripartite no estado do Rio de Janeiro desde 2005. O objetivo é construir uma política pública de promoção do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.

A iniciativa foi concebida e planejada de forma participativa ao longo do ano de 2006 e vem sendo implementada, desde 2007, com a co-responsabilidade e a participação dos seguintes atores:


O porque da iniciativa:
Hoje no Brasil, o câncer já é 2ª principal causa de morte para crianças e jovens na faixa etária entre 5 e 19 anos.

Segundo a literatura especializada, cerca de 70% dos casos de câncer infanto-juvenil podem ser curados, desde que recebam diagnóstico precoce e preciso, bem como tratamento adequado atendendo aos protocolos cientificamente testados.

No Rio de Janeiro, estima-se que mais de 50% dos pacientes chegam ao centro especializado de tratamento com a doença muito avançada e, portanto, com menos possibilidade de cura. Esta realidade pode e precisa ser alterada.
Eixos de atuação:  
O Unidos Pela Cura conta com 3 eixos de trabalho que atuam de forma integrada e complementar. O propósito é ampliar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre o câncer pediátrico e, ao mesmo tempo, definir um fluxo claro de encaminhamento para que a confirmação da suspeita da doença seja rápida e o tratamento iniciado de imediato. São eles:
EDUCAÇÃO
Sob a coordenação técnicas do INCA e com a estrutura opera-cional da SMS/RJ, a mobilização dos pediatras da rede de atenção básica, para a suspeição do câncer-juvenil, vem sendo feita a partir de metodologia que asse-gura a construção ativa de conhecimento a partir de situações problema. Além disso, a SOPERJ e os Hospitais de Ensino parceiros da Iniciativa sensibilizam profissionais de saúde através da divulgação do Unidos Pela Cura.
FLUXO
Sob a liderança da SMS/RJ, foi estabelecido, nessa primeira etapa, o fluxo de encaminha-mento dos casos suspeitos de câncer desde a atenção primária até os Pólos de Investigação. Os Pólos são unidades de saúde de média e alta complexidade que têm o compromisso de atender em até 72 horas as suspeitas encaminhadas pela rede de atenção básica de sua área de referência. Confirmada a suspeita, o paciente deve ser
encaminhado ao centro especializado de tratamento. O material de referência e apoio ao fluxo de encaminhamento foi criado com base nos princípios da regulação.
INFORMAÇÃO
O objetivo é estruturar uma política pública que permitam
as instituições co responsáveis monitorar e avaliar a Iniciativa. O primeiro sistema, desenvolvido
sob a coordenação técnica do INCA, é uma ferramenta virtual de controle do fluxo de encaminha- mento das suspeitas de câncer infanto-juvenil desde a atenção básica no Município do RJ até os Pólos de Investigação.

COMO FUNCIONA:

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535