domingo, 25 de março de 2012

"PREFEITURA DO RIO REALIZA PRIMEIRO SIMULADO PARA CHUVAS FORTES"


A Defesa Civil Municipal realiza hoje, dia 25, o primeiro exercício simulado do ano, de desocupação em 17 comunidades que já contam com o Sistema de Alerta e Alarme para chuvas fortes. Comunidades localizadas nos bairros do Alemão, Brás de Pina, Engenho da Rainha, Inhaúma, Madureira, Olaria, Penha, Penha Circular, Piedade, Tomás Coelho e Vicente de Carvalho receberão simultaneamente o treinamento.
Moradores de 1.608 residências localizadas em áreas de risco dessas comunidades participarão do exercício. Cerca de 450 pessoas, entre técnicos da Defesa Civil, agentes comunitários e de meio-ambiente e voluntários, irão orientar a população a respeito do acesso aos pontos seguros. Quando as sirenes forem acionadas, os moradores das áreas de risco deverão deixar suas casas e se dirigir a um dos 27 pontos de apoio pré-definidos pela Prefeitura. Nos locais, haverá sinalização específica indicando as rotas.
Em um novo mapeamento elaborado pela Geo-Rio, mais 35 comunidades, em um total de 3.478 imóveis, foram considerados áreas de risco e, com isso, receberam o sistema. Em caso de ocorrências de chuvas, a comunicação é feita por meio de SMS (torpedos) para aparelhos celulares cedidos pela Prefeitura aos agentes e lideranças. Todas as comunidades mapeadas contam com representantes treinados para uso dos aparelhos.
Os agentes e líderes comunitários recebem, ainda, um relatório fotográfico da sua área e uma cartilha com orientações. Os moradores das áreas onde estão sendo instalados os equipamentos de alerta também ganham material educativo para orientá-los e familiarizá-los sobre ao funcionamento do sistema. A Prefeitura realiza mensalmente, desde julho, exercícios simulados em todos os locais que têm o sistema instalado.
No ano de 2011, 66 comunidades receberam o Sistema de Alerta e Alarme, com 220 pontos de apoio e 116 estações de sirenes, alcançando 16.458 (imóveis) famílias. A implantação começou em janeiro e foram realizados cinco exercícios simulados. O Morro do Borel foi o primeiro a receber o serviço. O sistema é acionado caso a Defesa Civil e o Alerta-Rio identifiquem que as chuvas chegaram a níveis críticos nestes locais. Com o auxílio de agentes da Defesa Civil, de lideranças comunitárias e de moradores da própria comunidade, que passaram por capacitação, a população das áreas de risco é encaminhada para os pontos seguros mapeados na região.

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535