Com expectativa de desenvolver mais 20 novos cursos, formar cerca de 900 tutores e, com isso, abrir mais 20 mil vagas para alunos, a Coordenação de Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca inicia o ano de 2012 com a perspectiva de muito trabalho. No último ano, foram quase 10 mil novos alunos matriculados e cerca de 7 mil formados em todo o país. Além disso, o nível de evasão caiu de 14% para 8,6% em 2011, o que, para os parâmetros de um curso na modalidade a distância, é um excelente índice. Entre outras prioridades para o novo ano estão a implantação de um novo sistema de gestão acadêmica e a adequação e melhoria do ambiente virtual de aprendizagem.
Em 2012, a EAD/ENSP completa 14 anos. Atualmente, tem em sua grade 8 cursos regulares e 23 que são desenvolvidos por demanda. No momento, existem mais de 62 mil alunos matriculados e 31.990 alunos egressos distribuídos em todas as regiões do país. Sua coordenação está a cargo de Lucia Dupret.
Segundo informações da Coordenação da EAD/ENSP - apresentadas durante o seminário de balanço, realizado em dezembro de 2011 na ENSP -, entre as metas para 2012 estão o desenvolvimento de novas ferramentas e a adequação do sistema de gestão acadêmica para melhoria dos processos de trabalho, e também a inovação no ambiente virtual de aprendizagem.
No ano de 2011, foram realizadas diversas reuniões com coordenadores dos cursos para avaliação de desempenho de tutores e do desenvolvimento dos cursos; iniciada também a oferta de serviço de webconferência com o sistema OpenMeeting, que permite a realização de conferências em qualquer sistema operacional. Ainda nesse ano, em parceria com a Pós-Graduação stricto sensu da Escola, a EAD/ENSP passou a realizar provas on-line para candidatos estrangeiros aos seus cursos.
Durante o encontro realizado no final de 2011, o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, ressaltou que a EAD é hoje parte integrante da identidade da ENSP e protagonista do pioneirismo da formação de profissionais a distância em saúde pública no território nacional. De acordo com Antônio Ivo, esse patamar de experiência no qual se encontra a EAD/ENSP também exige uma reflexão acerca da necessidade de mudança dos paradigmas inerentes aos processos de trabalho, assim como as formas de pensar e entender sua inserção na instituição.
Para tanto, ao longo da reunião, algumas diretrizes foram apontadas como prioritárias. Entre elas estão a criação de uma imagem acerca do que a EAD quer construir e onde se quer chegar; a avaliação de resultados, impactos dos cursos e ações desenvolvidas; a elaboração de uma agenda conjunta com os demais setores da ENSP, com foco em temáticas comuns e relevantes; e a realização de seminários de planejamento que darão direcionamento a todas as ações a serem implementadas em 2012.
Em 2012, a EAD/ENSP completa 14 anos. Atualmente, tem em sua grade 8 cursos regulares e 23 que são desenvolvidos por demanda. No momento, existem mais de 62 mil alunos matriculados e 31.990 alunos egressos distribuídos em todas as regiões do país. Sua coordenação está a cargo de Lucia Dupret.
Segundo informações da Coordenação da EAD/ENSP - apresentadas durante o seminário de balanço, realizado em dezembro de 2011 na ENSP -, entre as metas para 2012 estão o desenvolvimento de novas ferramentas e a adequação do sistema de gestão acadêmica para melhoria dos processos de trabalho, e também a inovação no ambiente virtual de aprendizagem.
No ano de 2011, foram realizadas diversas reuniões com coordenadores dos cursos para avaliação de desempenho de tutores e do desenvolvimento dos cursos; iniciada também a oferta de serviço de webconferência com o sistema OpenMeeting, que permite a realização de conferências em qualquer sistema operacional. Ainda nesse ano, em parceria com a Pós-Graduação stricto sensu da Escola, a EAD/ENSP passou a realizar provas on-line para candidatos estrangeiros aos seus cursos.
Durante o encontro realizado no final de 2011, o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, ressaltou que a EAD é hoje parte integrante da identidade da ENSP e protagonista do pioneirismo da formação de profissionais a distância em saúde pública no território nacional. De acordo com Antônio Ivo, esse patamar de experiência no qual se encontra a EAD/ENSP também exige uma reflexão acerca da necessidade de mudança dos paradigmas inerentes aos processos de trabalho, assim como as formas de pensar e entender sua inserção na instituição.
Para tanto, ao longo da reunião, algumas diretrizes foram apontadas como prioritárias. Entre elas estão a criação de uma imagem acerca do que a EAD quer construir e onde se quer chegar; a avaliação de resultados, impactos dos cursos e ações desenvolvidas; a elaboração de uma agenda conjunta com os demais setores da ENSP, com foco em temáticas comuns e relevantes; e a realização de seminários de planejamento que darão direcionamento a todas as ações a serem implementadas em 2012.
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