sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

"MELHORIA DOS SERVIÇOS E ADEQUAÇÃO DA ASSISTÊNCIA"



ENSP, 26/01/2012













CESTEH

Lidar com os padrões internacionais, focar na segurança de quem trabalha no atendimento, de quem atua no serviço de saúde e de quem é atendido são algumas das vantagens da acreditação dos Serviços do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP. No ano que passou, além de receber o certificado da Joint Commission International (JCI),representada no Brasil pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), o Cesteh promoveu maior diversificação da oferta de serviços com a aquisição de novos equipamentos, investimento na capacitação profissional e uma demanda de aproximadamente 2 mil consultas médicas.

Os números de 2011 do Cesteh refletem não só o aumento da oferta de serviços, mas também melhor qualidade e adequação da assistência prestada. Além do expressivo número de consultas médicas, o Centro realizou aproximadamente 1.200 consultas transversais, ou seja, aquelas que incluem o acompanhamento de profissionais do serviço social, nutrição e enfermagem; cerca de 700 procedimentos ambulatoriais, 400 laudos médicos e 1.000 atendimentos multiprofissionais na 'porta de entrada'. Porém, na opinião do coordenador de serviços do departamento, Antonio Sergio, os números não são a parte mais relevante do trabalho.

"A diversificação da oferta de serviços é a parte importante desse processo. Agora, temos maior adequação sobre aquilo que fazemos e o aumento no leque de ofertas e oportunidades de serviço. Também tivemos avanços tecnológicos, como a aquisição de um novo espirômetro, e, na parte de audiometria, estamos com equipamentos que nos permitirão realizar exames de alta complexidade. Esse é um avanço significativo na questão ambulatorial."

Quanto à capacitação profissional, Antonio Sergio lembra que foram organizados treinamentos em relação à parada cardiorrespiratória, com a utilização de protocolos de atuação, além de um espaço destinado a esse tipo de emergência. E também a capacitação para higiene das mãos em cima da meta internacional, questões ligadas à segurança do paciente, como a prevenção do risco de queda, e a montagem da primeira brigada de incêndio da Fiocruz.

Entretanto, para 2012, Antonio Sergio listou um desafio ao Centro: maior articulação entre as atividades do Ambulatório com as do Laboratório do Cesteh. "Hoje, o Laboratório está mais focado em pesquisas específicas e pontuais do que em uma lógica de inserção no sistema. Aprimorar esses aspectos é um dos nossos desafios."

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535