CMS PADRE MIGUEL

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21875-220 | ☎ Tels: (21) 3335-0532 | (21) 3335-0535
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h - Sábado das 08h às 12h
Diretora: Ana Cristina de Oliveira e Silva | Gerente: Fábio Antônio Monteiro | CNES 2270745 - ESF: 03 | ESB: 01

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

"EXPANSÃO DO CEGONHA CARIOCA!"

"EXPANSÃO DO CEGONHA CARIOCA!"

Cegonha Carioca expande serviço de ambulância para toda a cidade. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil expande o serviço de ambulâncias exclusivas do programa Cegonha. Carioca para toda a cidade, beneficiando cerca de 50 mil grávidas por ano. Mais de 1.500 gestantes já utilizaram o serviço, que, até então, atendia os bairros da Rocinha, Santa Cruz, Sepetiba, Paciência, Complexo do Alemão e a região de Madureira e adjacências. Com a expansão, dez ambulâncias estão exclusivas para o atendimento ao programa. Antes, o Cegonha Carioca contava com cinco veículos. O transporte é acionado por meio de uma central 24 horas e, na hora do parto, as gestantes são levadas para a maternidade, previamente referenciada. A unidade móvel conta com uma equipe de enfermeiros-obstetras, que tem acesso às informações do pré-natal da paciente. Lançado em março de 2011, o Cegonha Carioca é um projeto pioneiro, que ampliou o atendimento oferecido às gestantes da cidade. Mais de 37 mil grávidas já foram beneficiadas pelo programa. Para participar é preciso estar, no máximo, no 2º trimestre de gravidez fazer o pré-natal em uma unidade de saúde do município do Rio de Janeiro. A paciente recebe o passaporte cegonha e sabe antecipadamente em qual maternidade vai ter o seu bebê, faz uma visita com um acompanhante ao local para conhecer e tirar dúvidas sobre o parto e recebe enxoval para o recém-nascido. O investimento da Prefeitura no programa até agora é de R$ 17 milhões. Todas as unidades primárias da SMSDC já estão incluídas numa grade de referência, que indica para qual maternidade as gestantes serão encaminhadas. O Cegonha Carioca estimula a realização do pré-natal completo e diminui as complicações evitáveis, além de melhorar os indicadores de qualidade do cuidado materno e neonatal. O programa preconiza a humanização do atendimento. As maternidades contam com espaços para relaxamento durante o pré-parto e a gestante pode escolher um acompanhante de sua confiança para a hora do parto. Após o nascimento, as fotos dos recém-nascidos nas maternidades municipais podem ser acessadas no Bebê Carioca, página disponível no site da Prefeitura do Rio.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

Dicas para um envelhecimento saudável Coma mais fígado, peixe, carnes, ovos, batata, abóbora, vegetais de folhas verdes escuras, banana, laranja, limão, tangerina, acerola, tomate e pimentão; Ao temperar sua comida use cheiro verde, salsa, cebolinha, coentro, alho, cebola e ervas. Evite os temperos prontos e retire o saleiro de cima da mesa; Procure beber leite todos os dias; Beba pelo menos oito copos de água por dia, mesmo sem sede. Seu corpo precisa ser hidratado; Tome sol diariamente até às 10 horas da manhã e após às 4 horas da tarde; Evite o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas. Essa atitude vai ajudar você a diminuir os riscos de doenças graves como câncer e cirrose. Mexa-se! Caminhe, ande, dance, faça os exercícios que gosta. Eles aumentam sua disposição e seu bem estar. NO DIA-A DIA , PEQUENOS ESFORÇOS VALEM MUITO Reserve 30 minutos do seu dia para se movimentar, Mas se não estiver acostumado com atividades físicas Comece com 15 minutos; Desça do ônibus um ponto antes; Ao subir para o próximo andar, use as escadas; Guarde o controle remoto, saia do sofá! E para exercitar o cérebro Faça atividades como leitura, quebra cabeça, xadrez, dominó, caça-palavras e palavras cruzadas; Tenha uma agenda, anote seus compromissos diários como o que tem que fazer e o que tem que comprar; Estabeleça uma rotina de atividades, com horários fixos para dormir, comer, tec.; Guarde os objetos de uso cotidiano (chaves, óculos ...) Sempre no mesmo lugar. Procure manter relações afetivas e amorosas. Valorize o contato e o afeto, pois não é só o ato sexual que conta. Sexo seguro é um ato de amor a si e ao outro. Use preservativo/camisinha. Sexualidade não tem idade! O envelhecimento saudável pode ser obtido seguindo-se o velho ditado: “Prevenir é o melhor remédio.”

NOVA DATA PARA O "FIQUE SABENDO"

NOVA DATA PARA O "FIQUE SABENDO"

"QUASE PRONTA, NOSSA ACADEMIA CARIOCA!"

"QUASE PRONTA, NOSSA ACADEMIA CARIOCA!"

Olha como está ficando nossa Academia Carioca!
Nossos usuários estão anciosos para usufruir dos benefícios desse programa.
Vamos melhorar nossa qualidade de vida através da prática de exercícios orientados por profissional de educação física e acompanhado por médico!!!

 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

"PARABÉNS AOS NOSSOS IRMÃOS DO CMS DR EITHEL PINHEIRO!"

"PARABÉNS AOS NOSSOS IRMÃOS DO CMS DR EITHEL PINHEIRO!"

Parabenizamos nossos companheiros do CMS DR EITHEL PINHEIRO pela bela reinauguração de suas instalações.
Valeu Drª Elzirema, Andréia e demais funcionários por todo esforço, trabalho e dedicação desses últimos meses.
Vocês são demais!!!
 
Fotos: OTICS BANGU

"FINAL DA 1ª ETAPA DO CURSO DE TÉCNICOS EM AGENTES COMUNITÁRIOS"

"FINAL DA 1ª ETAPA DO CURSO DE TÉCNICOS EM AGENTES COMUNITÁRIOS"

Hoje, 25/09, aconteceu o segundo dia de apresentações dos trabalhos da 1ª Etapa do Curso de Agentes Comunitários de Saúde da SMSDC com o apóio da FIOCRUZ.
Foram apresentados mais três trabalhos sendo que mais um de nossa área de Vila Vintém, com a participação do ACS Romildo. O trabalho discorreu sobre "CUIDANDO DE QUEM JÁ CUIDOU" abordando assim, o idoso que habita essa área de abrangência.







OFICINA DE VINAGRE AROMÁTICO

OFICINA DE VINAGRE AROMÁTICO






Foi realizado nesta terça-feira uma oficina de vinagre aromático,os clientes da unidade receberam informações sobre como utilizar a receita  para fins domésticos e de geração de renda.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

"DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA"

"DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA"

"FIQUE SABENDO!"

"FIQUE SABENDO!"

 
O sábado pode ser um bom dia para o lazer, para praticar esportes, estar com os amigos e a família. Mas também pode ser uma ótima oportunidade para dar uma pausa na correria do dia-a-dia e olhar para a sua saúde.
Pensando nisso, dia 29 de setembro de 2012, das 8h às 17h, os profissionais de todas as Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde estarão esperando por você para o Sábado da Prevenção - "Fique Sabendo" e "Saúde da Mulher".
Nesse dia, serão realizados testes de HIV/Aids e sífilis, exame preventivo ginecológico, vacinação contra a Hepatite B, entre outras atividades.
Não deixe de visitar nossas Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde nesse sábado. Divulgue para seus parentes, vizinhos e amigos!
 
O CMS PADRE MIGUEL ESTARÁ ESPERANDO POR VOCÊS!!!

"INSCRIÇÕES ABERTAS PARA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDEDA FAMÍLIA"

"INSCRIÇÕES ABERTAS PARA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDEDA FAMÍLIA"



Estão abertas até o dia 10 de outubro as inscrições para o Curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). A formação em serviço é desenvolvida nas equipes de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil com o objetivo de promover o desenvolvimento de atributos na equipe multiprofissional de saúde de nível superior (enfermeiro, cirurgião-dentista, assistente social, nutricionista e psicólogo) para que desempenhem com excelência seu trabalho na rede de saúde da cidade do Rio de Janeiro.
O programa começará em março de 2013 e terá dois anos de duração, em tempo integral, com atividades teóricas e práticas. Do dia 4 de novembro a 9 de dezembro, ocorrerá a seleção dos candidatos escolhidos para ingressar no curso. O edital do curso está disponível em: http://migre.me/aHzOI e os interessados devem se inscrever pelo link: http://migre.me/aHymi.


terça-feira, 18 de setembro de 2012

"APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DO CURSO DE TÉCNICOS EM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE"

"APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DO CURSO DE TÉCNICOS EM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE"

Hoje, Dia 18/09, inciou a 1ª parte da apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos ACSs-alunos no Curso de Agentes Comunitários de Saúde.
O ACS Fernando do CMS PADRE MIGUEL da Equipe Maloca apresentou junto com seu grupo "MISTURA FINA" apresentou seu projeto de conclusão de curso sobre a Microárea de sua atuação Maloca.
Fazendo a apreentação do grupo descreveu a área, a população e características.
A diretora do Drª Neise Villar e o Enfº Jonatan da Equipe Maloca ambos do CMS Padre Miguel estavam presentes prestigiando seu funcionário, como também com interesse no referido trabalho apresentado para futuro desdobramento na unidade.   
 




"VISITA DOMICILIAR DA EQUIPE MOCIDADE"

"VISITA DOMICILIAR DA EQUIPE MOCIDADE"

Srª Conceição moradora da Rua Belizário de Souza com Dr Arnaldo

ACS
 





A Equipe Mocidade da Estratégia de Saúde da Família em Visita Domiciliar aos moradores da comunidade de Vila Vintém. Atuando de forma acolhedora, promovendo saúde e prevenindo doenças.

"OFICINA DE PLANTAS MEDICINAIS "

"OFICINA DE PLANTAS MEDICINAIS "








"VAMOS COMEMORAR!"

"VAMOS COMEMORAR!"

No CMS PADRE MIGUEL é assim, de repente surge uma festa.
Vamos comemorar o que?
A AMIZADA, A UNIÃO, A PAZ!!!
Juntam-se os Enfermeiros, ACSs, serventes, médicos, AVs, Téc. enfermagem, porteiros, usuários, todooooos e vamos comemorar!!!!  










Infográfico

3 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
260,489 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
9,510 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535