CMS PADRE MIGUEL

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21875-220 | ☎ Tels: (21) 3335-0532 | (21) 3335-0535
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h - Sábado das 08h às 12h
Diretora: Ana Cristina de Oliveira e Silva | Gerente: Fábio Antônio Monteiro | CNES 2270745 - ESF: 03 | ESB: 01

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

segunda-feira, 30 de abril de 2012

"COMBATE AO CRACK: PARA ONDE VAMOS?"

"COMBATE AO CRACK: PARA ONDE VAMOS?"

banner
Instituição: Escola Nacional de Saúde Pública
Local: Salão internacional, às 14 horas
Período: 02/05/2012 a 02/05/2012
Informações: A próxima sessão do Centro de Estudos será coordenada pelo pesquisador Paulo Amarante e terá como palestrantes Lumena Furtado, secretária adjunta de Saúde de são Bernardo, Luiz Paulo Guanabara, pesquisador da ONG Psicotropicus e Denis Russo Burgierman, autor do Liovro O fim da Guerra.

"10º CONGRESSO INTERNACIONAL REDE UNIDA"

"10º CONGRESSO INTERNACIONAL REDE UNIDA"


Instituição: Rede Unida
Local: Rio de Janeiro - Centro de Convenções Sul América situado na Av. Paulo de Frontin, Cidade Nova, bem ao lado da Prefeitura do Rio
Período: 06/05/2012 a 09/05/2012
Informações: A décima edição do Congresso terá como tema Educação, saúde e participação: a ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano, que será abordado em cinco eixos: Educação, Trabalho, Gestão, Participação e Rede Unida: trazendo para a cena histórias de ousadia na educação e na saúde.
O CMS PADRE MIGUEL EM PARCERIA COM A CRUZ VERMELHA INTERNACIONAL IRÁ PARTICIPAR COM TRABALHOS SOBRE SAÚDE MENTAL E ACESSO SEGURO!!!

"ESTUDOS MOSTRA MORTALIDADE DE IDOSOS DECORRENTES DE FRATURAS POR QUEDAS!"

"ESTUDOS MOSTRA MORTALIDADE DE IDOSOS DECORRENTES DE FRATURAS POR QUEDAS!"

Nossa população está envelhecendo rapidamente. Esta tendência leva ao aumento na incidência de mortalidade de idosos devido a fraturas decorrentes de quedas. Segundo dados apontados pelo estudo Mortalidade em um ano de idosos após hospitalização por fratura decorrente de queda: comparação com idosos pareados da população, a mortalidade acumulada em um ano foi de 25,2% e 4% para idosos com e sem fratura grave, respectivamente. A pesquisa, publicada na revista Cadernos de Saúde Pública, destaca que as fraturas decorrentes de queda entre idosos são um grave problema de Saúde Pública e têm sido associadas com maior risco de morte. O estudo é assinado pelo pesquisador da ENSP Evandro Silva Freire Coutinho em parceira com as pesquisadoras do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Katia Vergetti Bloch e Claudia Medina Coeli.
Para investigar o perfil de mortalidade de idosos que sofreram fraturas graves, foram investigados 250 indivíduos com 60 anos ou mais hospitalizados devido à fratura decorrente de queda, e 250 idosos de uma população local. Ambos foram acompanhados por um ano. Esses grupos foram pareados por idade, sexo, momento da hospitalização do caso e vizinhança. Os óbitos foram identificados por meio do relacionamento entre o banco de dados do estudo e a base de dados de mortalidade do estado. A mortalidade acumulada no período de um ano – 25,2% e 4% para idosos com e sem fratura grave – apontou que a distribuição dos óbitos não foi homogênea ao longo do tempo de seguimento. Segundo os autores, 2/3 das mortes entre pacientes ocorreram no 1º trimestre após a fratura. Doença cardíaca, pneumonia, sangramento digestivo, septicemia, embolia pulmonar, diabetes e AVE foram causas importantes de morte no ano que se seguiu à fratura.
Na pesquisa, foi realizada uma revisão sistemática que mostrou que os indivíduos que sofreram fraturas do quadril têm risco considerável de morte em relação aos indivíduos sem fraturas que vivem na comunidade. Os autores da pesquisa constataram ainda que o aumento do risco de mortalidade pode persistir por vários anos após o acidente. “Os resultados do estudo destacam a necessidade de intervenções direcionadas para esse grupo de alto risco. O objetivo principal da pesquisa é comparar o risco de mortalidade, no período de um ano, dos idosos hospitalizados por fratura após uma queda com o risco em um grupo controle sem fraturas”, citaram os autores. Os dados utilizados na análise foram obtidos a partir de casos e controles da comunidade com base em um estudo de caso-controle realizado para investigar fatores de risco e as consequências de quedas graves relacionadas com fraturas entre indivíduos com 60 anos e mais.
Resultados revelam que as mulheres representam 78% da amostra. A idade média foi 75,5 anos para os casos de hospitalizados e de 75,3 anos para os indivíduos de controle. O tipo mais comum de fratura encontrada foi da anca (72%), seguido por braço/antebraço (19%). De acordo com os pesquisadores, em 11 casos havia mais de um osso fraturado (4,4%), e 99% deles foram submetidos à cirurgia. “O risco de morte dentro do período de um ano foi cerca de seis vezes maior em indivíduos do grupo admitido no hospital devido a uma queda relacionada com fraturas do que no grupo de controle. Embora este resultado seja semelhante aos encontrados em duas revisões sistemáticas de fraturas de quadril, a relação de risco em nossa investigação foi maior do que aquela observada pela maioria dos estudos abrangidos por essas revisões. Este é o primeiro estudo a investigar o risco de mortalidade após uma fratura grave, em comparação a um grupo controle de comunidade entre os idosos em uma amostra brasileira”, justificaram os autores.

O CMS PADRE MIGUEL TEM REALIZADO ATIVIDADES PREVENTIVAS PARA QUEDAS NO NOSSO GRUPO DE IDOSOS "AMAR É VIVER".

Semanalmente a Assistente Social Cirlei e Psicóloga Verônica trabalham com nossos usuários nos fatores de risco que podem causar quedas.

VENHAM NOS CONHECER E PARTICIPAR DE NOSSO GRUPO! 
TODAS AS 3ª E 5ª FEIRAS A PARTIR DAS 8H DA MANHÃ.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

"26 DE ABRIL DIA NACIONAL DE COMBATE A HIPERTENSÃO"

"26 DE ABRIL DIA NACIONAL DE COMBATE A HIPERTENSÃO"

Durante esta semana o CMS Padre Miguel /  ESF Vila Vintém intencificou as atividades pertinentes a Prevenção e Combate a Hipertensão!

O nosso famoso Nutricionista Marcelo orientou vários usuários sobre hábitos saudáveis de alimentação, com dicas incríveis.

Os Enfº Fábio, Jonathan, Luciana, Carlos, Everanda, Clóvis e Gustavo acolheram nossa comunidade durante esses dias dando enfase ao coração de nossos usuários.

Os Médicos Silvino, Julia, Denise e Maria Luiza realizaram suas consultas enfatizando as causas, cuidados e prevenção da hipertensão. 

Nossos ACSs estavam unidos também nas orientações sobre hipertensão.

Os Técnicos de Enfermagem fizeram um mutirão na verificação da Pressão Arterial cuidando de nossos usuários.

Parabéns a todos funcionários e usuários que se cuidam contra essa doença que tem um indice altíssimo de óbito em nosso país.      

"VAMOS A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE!"

"VAMOS A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE!"

quarta-feira, 25 de abril de 2012

"OFICINA DE CHÁS, DECOCÇÃO E MACERAÇÃO NO CMS PADRE MIGUE"

"OFICINA DE CHÁS, DECOCÇÃO E MACERAÇÃO NO CMS PADRE MIGUE"

Hoje, dia 24/04, às 14h, no CMS Padre Miguel, ocorreu a "OFICINA DA EQUIPE DE CULTIVO DO PROGRAMA DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERAPIA DA SMSDC SOBRE CHÁS, DECOCÇÃO E MACERAÇÃO".
Agradecemos a Técnica Palestrante Aliane que nos contemplou com sua carinhosa apresentação.
Estavam presentes um total de 35 pessoas, entre usuários e funcionários que  participaram ativamente da oficina, trazendo suas experiências para o grupo.


                       






                 

quinta-feira, 19 de abril de 2012

"MÃES AMAMENTANDO DA VILA VINTÉM FOTOGRAFADAS PARA A SEMANA DO BEBÊ CARIOCA!"

"MÃES AMAMENTANDO DA VILA VINTÉM FOTOGRAFADAS PARA A SEMANA DO BEBÊ CARIOCA!"

Esta semana as mamães, seus bebês, papais, vovós e irmãos da Comunidade de Vila Vintém, bem como os funcionários do CMS Padre Miguel foram fotografadas pela querida fotógrafa Fernanda Sá para a "Semana do Bebê Carioca".
Os protagonistas se enfeitaram e fizeram uma festa de poses, caras e muito bebê mamando.
Agradeçemos o carinho de FERNANDA que nos encantou com sua simplicidade, doçura e paciência em fotografar em uma unidade em reformas.
OBRIGADO!




    

segunda-feira, 16 de abril de 2012

"ACOLHIMENTO SUPER ESPECIAL DA DENGUE NO CMS PADRE MIGUEL!"

"ACOLHIMENTO SUPER ESPECIAL DA DENGUE NO CMS PADRE MIGUEL!"

O CMS Padre Miguel está com um Acolhimento SUPER ESPECIAL da DENGUE.
Estamos prontos para atender todos, a despeito de sua moradia.
Com equipes treinadas, de Médicos, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem a disposição dos usuários com suspeita de Dengue.
Apesar de nossa unidade estar em obras, montamos uma Sala de Procedimentos específica para o atendimento de apóio diagnóstico pelo Médico, com Coleta de Material, três vezes por dia, para o Exame de Sangue, Controle de Sinais Vitais, Hidratação Oral e Venosa, Repouso com Cadeiras confortáveis e até lanche para os que ficam em observação por mais tempo.
Esperamos que essa fase passe o mais breve possível, mas enquanto não passa, estamos de Portas Abertas para recebê-los a qualquer sinal de suspeita da DENGUE!


                             A Chefe de Enfermagem Ana Paula colaborou até na limpeza do espaço!
                                   A diretora Neise verificando Sinais Vitais e orientando usuário!
                                                        A Téc. Enf. na coleta de sangue! 
                                    A médica Maria Luiza e o Enfº Clóvis na assistência!






                                                            
                                                       PODEMOS AJUDAR!!!

"HOJE FOI UMA FESTA...!!!"

"HOJE FOI UMA FESTA...!!!"

Hoje, 16/04, voltamos a realizar nossa comemoração em homenagem aos aniversariantes do mês.
Agradecemos a funcionária Téc. Enf. Lindinalva e nossa Administradora Lilian que insistentemente organizaram esse evento que há muito tempo não erá realizado devido a obra da unidade.

A itegração e inclusão se fizeram presentes  mesmo com entraves a festividade aconteceu unindo mais ainda nossa equipe em harmonia, alegria e paz.








 


                                    FELIZ ANIVERSÁRIO AOS NOSSOS COLABORADORES!!!!

"PASSEIO DO GRUPO 'AMAR É VIVER' À PETRÓPOLIS"

"PASSEIO DO GRUPO 'AMAR É VIVER' À PETRÓPOLIS"

"Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos!" 

Nesse último sábado, 14/04, fizemos um maravilhoso passeio ao Município Imperial de Petrópolis com o GRUPO DA MELHOR IDADE, carinhosamente chamado de "AMAR É VIVER".
Estava um dia lindo de sol e comprovamos que realmente moramos "num país abençoado por DEUS e bonito por natureza ...".


Nosso grupo se emocionou ao entrar na CASA DE SANTOS DUMONT, no PALÁCIO DE CRISTAL, na CASA DO COLONO ALEMÃO, no MUSEU DE CERA,  na CATEDRAL DE SÃO PEDRO DE ALCANTARA,  no MUSEU IMPERIAL e no QUITANDINHA. Assistimos as DANÇAS TÍPICA ALEMÃ, almoçamos e fizemos compras na RUA TEREZA.








































  
































  



  















  

                        FOI UM DIA INESQUESSÍVEL!!!

CONTAMOS COM VOCÊS NOS PRÓXIMOS EVENTOS !!!

Infográfico

3 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
260,489 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
9,510 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535