CMS PADRE MIGUEL

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21875-220 | ☎ Tels: (21) 3335-0532 | (21) 3335-0535
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h - Sábado das 08h às 12h
Diretora: Ana Cristina de Oliveira e Silva | Gerente: Fábio Antônio Monteiro | CNES 2270745 - ESF: 03 | ESB: 01

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

"CMS PADRE MIGUEL - 1º LUGAR - CERTIFICAÇÃO DE RECONHECIMENTO DE CUIDADO DE QUALIDADE DA SMSDC NA PROMOÇÃO DA SOLIDARIEDADE DE CULTURA DA PAZ"

"CMS PADRE MIGUEL - 1º LUGAR - CERTIFICAÇÃO DE RECONHECIMENTO DE CUIDADO DE QUALIDADE DA SMSDC NA PROMOÇÃO DA SOLIDARIEDADE DE CULTURA DA PAZ"

"SOMOS GENTE QUE CUIDA DE GENTE"
HOJE, 29/02, FOI UM DIA MUITO ESPECIAL PARA O CMS PADRE MIGUEL, REPRESENTADO POR NOSSA GESTORA, DRª NEISE VILLAR, DURANTE O 2º CICLO DE DEBATES DESSE ANO, PROMOVIDO PELA SUBPAV, NO AUDITÓRIO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA (ABO), ONDE FOI ANUNCIADO PELO SUBSECRETÁRIO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE, DR DANIEL SORANZ  A CERTIFICAÇÃO DE RECONHECIMENTO DE CUIDADO DE QUALIDADE (CRCQ) DAS MELHORES UNIDADES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, POR CATEGORIA,  ONDE NOSSA UNIDADE, FICOU CLASSIFICADA EM PRIMEIRO LUGAR NA CATEGORIA DE PROMOÇÃO DA SOLIDARIEDADE DE CULTURA DA PAZ.



ESTAMOS MUITO FELIZES PELO RECONHECIMENTO A NOSSA UNIDADE ATRAVÉS DE NOSSOS PROFISSIONAIS QUE SE EMPENHAM A CADA DIA EM FAZER O MELHOR PARA NOSSOS USUÁRIOS/ CIDADÃOS!

GOSTARÍAMOS TAMBÉM DE PARABENIZAR A TODAS AS UNIDADES QUE FIZERAM  INSCRIÇÃO PARA A CERTIFICAÇÃO, POIS, SEGUNDO CONFÚCIO: 
"Sabemos que não mudaremos de uma hora para outra, mas precisamos ter no mínimo a coragem de tentar, pois nossa maior glória não consiste em não fracassar nunca, porém em levantar cada vez que cairmos".                               
 ENTÃO, CONTINUEMOS TENTANDO ATÉ CONSEGUIRMOS!!!


   

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

"CICLO DE DEBATES SUBPAV 2012"

"CICLO DE DEBATES SUBPAV 2012"


AMANHÃ DIA 29/02, QUARTA-FEIRA, TEREMOS O 2º CICLO DE DEBATES DESSE ANO DA SUBPAV, SOB O TEMA: "QUALIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA".
HORÁRIO: 13:30 as 17:00
LOCAL: Auditório da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-RJ)
                Rua Barão de Sertório, 75, Rio Comprido.
Coordenação:  Daniel Soranz(S/SUBPAV)

1- Objetivos da Sessão Temática:
Dar visibilidade ao processo de Certificação de Reconhecimento de Cuidado de Qualidade (CRCQ) das unidades de atenção primária da rede municipal de saúde do Rio de Janeiro

2- Resultados esperados
Melhoria da qualidade das unidades de atenção primária da rede municipal de saúde do Rio de Janeiro

3- PROGRAMAÇÃO:
a. Matriz teórica para a Certificação – Daniel Soranz
b. Anúncio da CRCQ das melhores unidades por categoria – Daniel Soranz, José Carlos Prado Jr e André Justino
c. Eficiência na gestão  – Daniel Soranz

4- Desdobramentos previstos
Adesão à CRCQ

5- Link para inscrição:

"...QUERIDOS USUÁRIOS..."

"...QUERIDOS USUÁRIOS..."


GOSTARÍAMOS DE INFORMAR AOS NOSSOS QUERIDOS USUÁRIOS QUE A PARTIR DE HOJE , DIA 28/02, A NOSSA EQUIPE DE ODONTOLOGIA ESTARÁ ATENDENDO NA CLÍNICA DA FAMÍLIA NILDO AGUIAR, DEVIDO AS OBRAS DE REFORMA DE NOSSA UNIDADE.
PEDIMOS ASSIM, DESCULPAS PELO TRANSTORNO CAUSADO, PORÉM COM O PROPÓSITO DE MELHORAR SEMPRE O NOSSO ATENDIMENTO, SEM PREJUDICAR NOSSA DEMANDA.


ASSIM QUE RETOMARMOS NOSSAS ATIVIDADES NA UNIDADES ESTAREMOS INFORMANDO AOS NOSSOS COMPANHEIROS!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

"FORMAÇÃO DE ENFERMAGEM MÍNIMA PARA CUIDADOR DE IDOSOS"

"FORMAÇÃO DE ENFERMAGEM MÍNIMA PARA CUIDADOR DE IDOSOS"

istockphoto
De autoria da Deputada Enfermeira Rejane o projeto que estabelece normas para o exercício da atividade de cuidador de idoso foi aprovado, em primeira discussão, nesta terça-feira (14/02), pela Assembleia Legislativa.
A proposta determina a formação, no mínimo, no curso de auxiliar de enfermagem como parte da qualificação deste profissional. De acordo com a parlamentar, o cuidador é o profissional que convive diariamente com o idoso, ajudando nos cuidados higiênicos, auxiliando com a alimentação, administrando medicação e estimulando-o com atividades reabilitadoras, interagindo assim com a equipe terapêutica. “O cuidador pode ser da família, amigo ou uma pessoa contratada para executar essas tarefas. No entanto, uma formação se faz necessário para se zelar pela saúde desse idoso”, afirma. O projeto voltará em segunda discussão e, aprovado, irá à sanção do governador. “É importante que a categoria acompanhe o andamento dessa importante medida de valorização da categoria”, conclui.

ESTAREMOS ATENTOS PARA REPASSE DAS INFORMAÇÕES!!!

"POR TI MOCIDADE, NOSSA ESTRELA GUIA!!!"

"POR TI MOCIDADE, NOSSA ESTRELA GUIA!!!"

O pintor Candido Portinari foi o grande homenageado do Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, no desfile do último domingo (19), na Passarela do Samba "Sambódromo". Com o enredo "Por ti, Portinari: Rompendo a Tela, à Realidade", o carnavalesco Alexandre Louzada retratou as diversas obras do artista que nasceu e viveu parte de sua vida em Brodowski.
Nossa querida Mocidade colocou a trajetória de Portinari na avenida, além de algumas de suas principais obras. A comissão de frente estava toda de branco, representando o esboço das telas de pintura. Um grafiteiro fazia a assinatura de Portinari por trás de um quadro branco, representando o próprio pintor assinando sua obra na avenida.
A ala Aquarela começou a dar cor ao desfile, fazendo uma alusão às cores das tintas sobre as telas em branco. Imponente, o pintor Candido Portinari vinha representado em forma de uma enorme escultura, balançando seu pincel, como se estivesse pintando a Sapucaí.
Além da escultura do pintor, o carro abre-alas "Por ti, Portinari - o Universo", todo branco e prateado coberto de espelhos com mais de 20 metros de comprimento, trazia uma iluminação feita em LED, que alternava as cores conforme o enredo.
"O carro abre-alas chamou muito a atenção, porque mudava de cores e dava para ver de longe a imensa alegoria", comentou a gerente do museu Casa de Portinari, Cristiane Maria Patrici, que assistiu aos desfiles na arquibancada da Sapucaí.
 
Espantalho
Outro destaque no desfile da Mocidade foi um tripé que representava um enorme espantalho, figura que Portinari colocou em muitas de suas obras. A segunda alegoria era composta por três obras importantes do pintor: "Café", "O Mestiço" e "O Lavrador de Café", relembrando os imigrantes italianos que chegaram ao interior de São Paulo no final do século 19, que trabalharam na colheita do café.
A igrejinha da Pampulha, localizada em Belo Horizonte, projetada por Oscar Niemeyer e decorada por Portinari, foi o destaque da quarta alegoria do desfile. Os quadros "Criança Morta" e "Retirantes" foram representados pelo quinto carro alegórico, "Êxodo Sertanejo". "Os elementos que compõem a obra do Portinari estavam em plena harmonia, o colorido ficou bastante evidente", acrescenta Cristiane.
Dom Quixote
A sexta alegoria "Dom Quixote Riscando Poesia em Lápis", mostrou as ilustrações de Portinari, com um enorme cavalo do personagem do livro de Miguel de Cervantes todo pintado à mão e rabiscado com giz de cera e lápis de cor. A época em que o pintor viveu no Rio de Janeiro também foi retratada na avenida para mostrar os morros cariocas. "O Morro - Retrato da Vida Real" trazia os membros da velha guarda da Mocidade.
O painel "Guerra e Paz", feita para a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), foi representado pela ala das baianas que estavam de branco e também pelo último carro alegórico. Foi emocionante ver o último carro alegórico, porque a paz se sobressaia em meio à guerra. As baianas formavam um verdadeiro mar de paz, todos nós concordamos.
A bateria também chamou atenção pelas cores. O carnavalesco Alexandre Louzada, que chegou a visitar o museu do pintor em Brodowski para conhecer o lugar onde nasceu o artista, quis transformar os componentes em pincéis. O desfile foi bastante fiel dentro do enredo proposto, fazendo uma releitura bem contemporânea da obra de Portinari. O clima estava contagiante e emocionante.
VAMOS AGUARDAR AGORA A HONESTIDADE E O RECONHECIMENTO QUE NOSSA ESCOLA HÁ MUITOS ANOS ESPERA DOS SENHORES JURADOS, POIS DA POPULAÇÃO JÁ FOMOS RECONHECIDOS!!! 

"CARNAVAL FAZ BEM E ISSO SIGNIFICA SAÚDE!!!"

"CARNAVAL FAZ BEM E ISSO SIGNIFICA SAÚDE!!!"

Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.. É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes.
 
O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque, capital da Finlândia.


CARNAVAL > ALEGRIA / FELICIDADE > SAÚDE

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012



NOSSAS CRIANÇAS BRILHAM NA "ESTRELINHA DA MOCIDADE", ESCOLA MIRIM DA VERDE E BRANCO DE PADRE MIGUEL, QUE DEU LARGADO NO CARNAVAL 2012, NA SEXTA-FEIRA, AQUECENDO OS TAMBORINS E NOSSOS CORAÇÕES!
 
LEVOU PARA A AVENIDA SAPUCAÍ O ENREDO SUGESTIVO “A NOVIDADE VEM LÁ DE PADRE MIGUEL: ESTRELINHA 20 ANOS A DESPONTAR NO CÉU! UM CONTO PARA O FUTURO", DESENVOLVIDO PELO CARNAVALESCO LEVI CINTRA. A NOSSA ESTRELINHA CELEBRA 20 ANOS DE FUNDAÇÃO, CONTANDO SUA HISTÓRIA ATRAVÉS DE UM CONTO DE FADAS. A BATERIA É COMANDADA PELO  MESTRE BURUNGA NOSSA GRANDE CONHECIDO, O INTÉRPRETE THIAGO ACÁCIO, NOSSOS PREMIADOS PASSISTAS MIRINS. 



ENCERROU O DESFILE COM CHVE DE OURO, COMO PROMETEU!
PARABÉNS AOS PIMPOLHOS DE NOSSA COMUNIDADE!

domingo, 19 de fevereiro de 2012

"CARNAVAL É BOM DEMAIS!!!!"

"CARNAVAL É BOM DEMAIS!!!!"

 O CMS PADRE MIGUEL DESEJA A TODOS UM MARAVILHOSO CARNAVAL!!!

MAS NÃO ESQUEÇAM DE:
USAR CAMISINHA!
USAR OS SANITÁRIOS PÚBLICOS!
E SE BEBER NÃO DIRIJAM!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

"VIVA! PREFEITURA AUMENTA O VALOR DO TÍQUETE REFEIÇÃO EM MAIS DE 30%"

"VIVA! PREFEITURA AUMENTA O VALOR DO TÍQUETE REFEIÇÃO EM MAIS DE 30%"

A Prefeitura do Rio publicou no Diário Oficial do dia 13 de fevereiro o aumento do valor do benefício-alimentação para todos os servidores da Administração Direta, Autárquica e Fundacional, de R$ 9,00 para R$ 12,00, que equivale a um acréscimo de 33%. Apenas os funcionários que recebem mais que R$ 4.354,00 e fazem menos de 40 horas não tem direito ao benefício, de acordo com o decreto nº 19.617, de 06 de março de 2011. A partir do mês de março o tíquete mensal passará de R$ 198,00 para R$ 264,00.

"SERVIDOR DA SMSDC PODE CONFERIR AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DE DESEMPENHO"

"SERVIDOR DA SMSDC PODE CONFERIR AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DE DESEMPENHO"

 
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil conseguiu realizar todas as avaliações individuais de desempenho. Ao todo, 25.641 funcionários foram avaliados no período de 03 a 09 de fevereiro. A gratificação para os servidores que cumpriram,
em 2011, as metas estipuladas pelo prefeito Eduardo Paes será paga em folha suplementar no dia 15 de março.
O Sistema Online de Avaliação de Desempenho permanece disponível para os servidores que quiserem consultar o resultado. O endereço do sistema é http://sadismsdc/ e só pode ser acessado em ambiente institucional (intranet). Além disso, é necessário ter em mãos a matrícula e a senha de acesso do contracheque na internet.
Dentre as metas da SMSDC estava a redução da mortalidade infantil, aumento da cobertura da Estratégia de Saúde da Família e construção de Unidades de Pronto Atendimento.


"PREFEITURA DO RIO COMANDA BLOCO DA PREVENÇÃO EM ÔNIBUS TURÍSTICO"

"PREFEITURA DO RIO COMANDA BLOCO DA PREVENÇÃO EM ÔNIBUS TURÍSTICO"

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, em parceria com a Fetranspor e Rio Ônibus, realizou o “Bloco da Prevenção”. A ação aconteceu no dia 16 de fevereiro e contou com agentes de vigilância em saúde e voluntários, cantando marchinhas de carnaval com letras alusivas à prevenção contra a dengue. Houve, ainda, uma apresentação lúdica do “mosquito da dengue”.
O projeto foi realizado em um ônibus turístico Double Red, de dois andares, e fez o trajeto entre a Prefeitura da Cidade e a Central do Brasil, passando pelo Saara e pelo Largo da Carioca. No percurso, o Bloco desceu do ônibus em paradas determinadas para interagir com a população, distribuindo folhetos informativos sobre prevenção a diversas doenças.

"CIDADE DO RJ GANHA NOVO CENTRO DE SAÚDE AUDITIVA"

"CIDADE DO RJ GANHA NOVO CENTRO DE SAÚDE AUDITIVA"

O serviço funciona no Centro Integrado de Atenção a Pessoa com Deficiência

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) inaugura o Serviço de Média Complexidade em Saúde Auditiva do Centro Municipal de Reabilitação Oscar Clark, no dia 14 de fevereiro, às 11h30, no Centro Integrado de Atenção a Pessoa com Deficiência (CIAD).
O serviço terá capacidade de realizar cerca de 500 avaliações por mês e funcionará de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. A unidade conta com três otorrinolaringologistas e quatro fonoaudiólogos, além de três salas; uma para consultas, uma para exame de audiometria e outra para fonoterapia. Os profissionais avaliarão a necessidade de uso de aparelho auditivo e realizarão a adaptação ao equipamento. Os pacientes serão referenciados pelas unidades básicas de saúde da rede municipal.
No CIAD funciona o Serviço Integrado de Atenção a Pessoa com Deficiência (SIAD), que trabalha de forma multidisciplinar com grupos de reabilitação para amputados, deficientes visuais e crianças com deficiência neurológica. O CIAD fica na Avenida Presidente Vargas, 1997, 2° andar, Centro.
 

"AGORA FICHA DE INVESTIGAÇÃO (FI) DE HEPATITES VIRAIS PODE SER ACESSADA NO SITE DA SMSDC"

"AGORA FICHA DE INVESTIGAÇÃO (FI) DE HEPATITES VIRAIS PODE SER ACESSADA NO SITE DA SMSDC"

Notifique online - acesse aqui a ficha de investigação de Hepatites Virais
As Hepatites Virais são agravos de notificação compulsória.
Para notificar as hepatites A, B e C, ou outras hepatites virais, a ficha que pode ser acessada no site da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, www.rio.rj.gov.br/web/smsdc, deve ser preenchida e enviada à Gerência de Hepatites Virais. O preenchimento e envio da ficha pelo modo online facilita a notificação, reduzindo a subnotificação de casos e trazendo visibilidade aos profissionais e unidades de saúde que prestam assistência aos indivíduos portadores destes agravos.http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

"DURANTE O CARNAVAL A DEFESA CIVIL E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA DISPONIBILIZARÃO MAIS DE 100 TÉCNICOS PARA ATUAR"

"DURANTE O CARNAVAL A DEFESA CIVIL E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA DISPONIBILIZARÃO MAIS DE 100 TÉCNICOS PARA ATUAR"

Estarão presentes na Marquês de Sapucaí durante o Carnaval a Defesa Civil e a Vigilância Sanitária. A primeira montará uma base operacional no local e trabalhará de forma integrada, por meio de um sistema de rádio-comunicação, com todos os envolvidos na organização do evento.
Ao todo cerca de 40 técnicos e engenheiros estarão de prontidão durante os seis dias de desfi les das escolas de samba no Sambódromo, além dos plantonistas que estarão na sede do órgão e no Centro de Operações Rio, para atender as demandas externas.
Já a Vigilância Sanitária realizará inspeções dia e noite no Sambódromo, Terreirão do Samba, bailes em clubes e casas noturnas, além de bares e restaurantes localizados em ruas por onde circulam bandas e blocos. Cerca de 40 fi scais estarão presentes na Marquês de Sapucaí para inspecionar quiosques e cozinhas destinadas ao fornecimento de alimentos aos camarotes.
Denúncias e reclamações deverão ser feitas pelo telefone 1746.

"PRORROGADO INSCRIÇÃO DE TRABALHOS PARA O 10º CONGRESSO INTERNACIONAL DA REDE UNIDA"

"PRORROGADO INSCRIÇÃO DE TRABALHOS PARA O 10º CONGRESSO INTERNACIONAL DA REDE UNIDA"

Os interessados ainda em apresentar trabalhos na 10ª edição do Congresso Internacional da Rede Unida poderão inscrever trabalhos acadêmicos e relatos de experiências até 6 de março. A inscrição deve ser realizada no site da Rede Unida (www.redeunida.org.br), onde também é possível conhecer as regras para participação e demais informações.
A prorrogação das inscrições aconteceu devido à associação dos novos eventos à programação: Mostra Nacional de Experiências Exitosas em Atenção Básica/Saúde da Família; Mostra Nacional Experiências VER-SUS BRASIL; I Mostra de Experiências Exitosas em Vigilância em Saúde da Cidade do Rio de Janeiro e Seminário Internacional Rotas Críticas IV. No primeiro período de submissões a Rede Unida superou o recorde de trabalhos da edição de 2010, e ultrapassou a marca de 2 mil inscrições.
A décima edição do Congresso da Rede Unida acontece entre os dias 06 e 09 de maio de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. Este ano, o tema “Educação, saúde e participação: a ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano” será abordado em cinco eixos: Educação, Trabalho, Gestão, Participação e Rede Unida: trazendo para a cena histórias de ousadia na educação e na saúde.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

"GRUPO DE TRABALHO DOS ACSs DA ESF DE VILA VINTÉM DO CMS PADRE MIGUEL E O CICV"

"GRUPO DE TRABALHO DOS ACSs DA ESF DE VILA VINTÉM DO CMS PADRE MIGUEL E O CICV"




O Comitê Internacional da Cruz Vermelha – CICV – através da Coordenação Saúde Mental / SMSDC e pelo  Responsável do Programa de Saúde Mental no RJ, o Psicólogo, Marcello Queiroz reuniu o Grupo de Trabalho de ACSs da ESF de VILA VINTÉM do CMS PADRE MIGUEL no dia 14/02, terça-feira passada, no escritório do CICV, situado na Praça da Cruz Vermelha 10/12 - Centro, com finalidade de preparar uma cartilha ilustrada com o tema "SAÚDE MENTAL E VIOLÊNCIA".

Segundo os ACSs Gustavo e Rose que participam do projeto, os avanços alcançados nesse encontro foram muito proveitosos, concluindo que estão muito entusiasmados com essa proposta que poderá ser utilizada não só para a comunidade de Vila Vintém, mas também para outras localidades com perfil semelhante.   
 


"PREFEITURA INICIA COMBATE À DENGUE NO SAMBÓDROMO"

"PREFEITURA INICIA COMBATE À DENGUE NO SAMBÓDROMO"

Com a proximidade do Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil deu início às ações preventivas de combate à dengue no Sambódromo e áreas do entorno, que também acontecem nos dias 10, 16 e 24 de fevereiro.
Na tarde do dia 3 de fevereiro foi usado um carro com equipamento de ultra baixo volume (UBV), o fumacê, e equipamentos portáveis, que percorreram a Avenida Marquês de Sapucaí e as ruas próximas.
As ações no local continuarão semanalmente até as festividades e contarão com a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti e trabalho educativo com a população da região.


"GESTORA DO CMS PADRE MIGUEL PARTICIPA DO IV ENCONTRO DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL IABAS E GERENTES DAS CLÍNICAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA

"GESTORA DO CMS PADRE MIGUEL PARTICIPA DO IV ENCONTRO DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL IABAS E GERENTES DAS CLÍNICAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Rio, 16/02/12.

Na última terça-feira, Dia 14/02, a Gestora do CMS PADRE MIGUEL / ESF VILA VINTÉM, Drª Neise Villar, participou do IV Encontro promovido pela IABAS e os Gerentes das Clínicas de Saúde da Família das CAPs 5.1 e 5.2.

O que é IABAS?

O Instituto de Atenção Básica e Avançada em Saúde - IABAS é uma Organização Social de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, que tem por objetivo fornecer apoio técnico-operacional ao desenvolvimento de projetos na área de saúde.

O IABAS possui as credenciais necessárias junto ao poder público na área da saúde, que o habilita a atuar na administração de projetos, na prestação de serviços, celebrados por intermédio de convênios e contratos, com instituições nacionais e estrangeiras.

Foram definidos como princípios básicos a serem observados em todas as suas contratações e aquisições de bens e serviços, os mesmos previstos no art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal do Brasil: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e principalmente, a eficiência.

Mantém diversas parcerias em todas as suas áreas de atuação. E possui um quadro de profissionais de distintos níveis de formação, nas áreas de análise e gerência de projetos, assessoramento jurídico, recursos humanos, suprimentos, finanças, contabilidade, informática, serviços gerais, almoxarifado e arquivo.

O Instituto de Atenção Básica e Avançada em Saúde- IABAS desenvolve parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil e de Educação do Rio de Janeiro para gestão dos serviços das Clínicas de Saúde da Família com saúde bucal; das Unidades de Pronto Atendimento – UPA; do Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso-PADI e do Programa Saúde nas Escolas.
Esta parceria do IABAS com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil iniciada em de 2009 tornou possível o atendimento em saúde e educação a mais de dois milhões de cariocas. 

Programa Clínicas de Saúde da Família

Em 2010, o Instituto deu início a gestão da atenção básica no município do Rio de Janeiro através das Clínicas de Saúde da Família com saúde bucal das regiões de Realengo, Bangu, Campo Grande, Guaratiba, Barra e Jacarepaguá. Equipes multiprofissionais formadas por médicos, enfermeiros, dentistas, assistentes sociais, todos com formação em políticas públicas e/ou saúde da família, atendem a mais de dois milhões de moradores. 

Programa Saúde nas Escolas

 

Com o objetivo de acelerar a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde, dentro dos preceitos universais do Sistema Único de Saúde, o IABAS junto a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil e Secretaria Municipal de Educação operacionalizará o Programa Saúde nas Escolas, equipando 151 Escolas do Amanhã e 09 Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI) com salas de saúde para primeiros atendimentos a 109 mil alunos das Escolas do Amanhã localizadas em 73 comunidades do Rio de Janeiro. Esta ação pretende fortalecer as ações e atividades de promoção da saúde, sendo um elo de interlocução com as escolas e creches da Rede Municipal de Ensino e a estratégia saúde na família, desenvolvendo atividades que garantam o acesso da comunidade escolar aos serviços de saúde.
A satisfação dos habitantes com o atendimento especial dado pelas equipes de saúde, somado a eficiência no gerenciamento das atividades e serviços e a capacidade técnico-assistencial permitiram ao IABAS a efetiva articulação entre os níveis assistenciais da atenção básica e da emergência, assegurando atendimento nas unidades de saúde aos moradores do Rio de Janeiro, bem como atenção especial aos idosos em suas residências e aos alunos nas escolas.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

"RIO CARNAVAL SEM PRECONCEITO 2012"

"RIO CARNAVAL SEM PRECONCEITO 2012"

Foto: AF Rodrigues
A Prefeitura do Rio lançou na manhã de ontem, dia 14, a campanha “Rio Carnaval Sem Preconceito”. Sucesso ano passado, a campanha retoma de cara nova e com o propósito de orientar cariocas e turistas contra os mais diversos tipos de preconceito e as formas de denunciá-los. Entre as ações, que vão se espalhar por toda a cidade, será veiculada em rádio, televisão, bailes o samba-enredo composto pelos bambas Arlindo Cruz e Luana Carvalho.

 Através da Coordenadoria Especial da Diversidade Social (CEDS), a Prefeitura do Rio une o espírito festivo dessa época à necessidade de se respeitar o próximo com o lema “tolerância zero com a discriminação”.

Em cerimônia realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Teixeira, que estava representando o prefeito Eduardo Paes, falou da importância do poder público na luta contra o preconceito:
Foto: AF Rodrigues

- O tema do preconceito, além de suprapartidário, é transversal, de grande abrangência. Não tenho dúvida da capacidade da Coordenadoria de mobilizar e fazer com que o tema ganhe visibilidade dentro de todos nós, nossa indignação com o preconceito.

Além da veiculação do samba, serão distribuídos - em blocos, praias, bailes, aeroportos e na rodoviária Novo Rio - panfletos informativos sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), distribuição de preservativos e lubrificantes provenientes da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil; cartões com telefones úteis aos cidadãos e outras informações sobre os dias de carnaval na cidade, tendo como base o guia da Riotur.
O coordenador da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, Carlos Tufvesson, disse que o samba da campanha brada com o preconceito:
- Nossa intenção é apresentar uma campanha que fale pelos Direitos Humanos de todo e qualquer cidadão, independente de sua orientação sexual, de sua raça, de religião. Estamos falando em direito do cidadão. Como diz bem a letra, sem cor e sem crença, vale tudo em nome do amor.
 Foto: AF Rodrigues
O videoclipe da campanha contou com a participação de diversos sambistas e artistas como Noca da Portela, Delegado, Lucinha Nobre e Rogério Dorneles (porta-bandeira e mestre-sala da Portela), Juliana Alves, Suzana Pires, Beth Carvalho e Angela Ro Ro.
Para Luana Carvalho, a compositora do samba enredo, essa é uma das causas mais importantes do mundo.
- Estou muito honrada em fazer parte da campanha dessa maneira: usando a poesia que eu absorvi durante a vida para falar da cidade, para defender os cidadãos e para entra no carnaval com essa bandeira. Eu nasci no carnaval e eu volto agora com essa bandeira.
De sábado de carnaval, dia 18, a Quarta-Feira de Cinzas, 22, o Balcão Carioca da Cidadania Edição Rio Carnaval Sem Preconceito 2012 ficará instalado na Praça General Osório, em Ipanema, através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. No local, assistentes sociais vão tirar as dúvidas dos foliões sobre seus direitos e encaminharão possíveis denúncias aos órgãos competentes.


Foto: AF Rodrigues
O Rio de Janeiro foi pioneiro no país na criação de lei que pune práticas discriminatórias contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTs). A lei número 2475/1996, regulamentada pelo Decreto 33.033/2008, assegura que nenhum estabelecimento comercial ou repartição pública do município pode discriminar pessoas em virtude de sua orientação sexual ou identidade de gênero. 
Foto: AF Rodrigues

"PARABÉNS AOS SERVIDORES DA PREFEITURA DO RIO SORTEADOS PARA O CARNAVAL 2012!!!"

"PARABÉNS AOS SERVIDORES DA PREFEITURA DO RIO SORTEADOS PARA O CARNAVAL 2012!!!"



A Prefeitura do Rio de janeiro sorteou para o Carnaval um total de 9.400 ingressos, divididos entre servidores e acompanhantes. São 3.500 para o Terreirão do Samba e 5.900 para os Desfiles das Escolas de Samba dos Grupos de Acesso A (dia 18/2) e B (dia 21/2).
Os ingressos para o Sambódromo, no dia 18, sábado, serão para as arquibancadas especiais (1.000) e arquibancadas populares (2.000), obedecendo à ordem dos sorteados. No dia 21, terça-feira, todos os 2.900 ingressos serão para arquibancadas especiais.
Horários:
Shows no Terreirão do Samba - 20h (início)
Desfile do Grupo de Acesso A - 21h (início)
Desfile do Grupo de Acesso B - 20h (início)
Quem pôde participar: Todos os servidores ativos da administração direta e indireta (empresas, fundações e autarquias).
Divulgação dos Contemplados: Através do portal da Prefeitura, a partir de 19h do dia 14/2 e no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro de 15/2. A divulgação será pelo nome e número de inscrição do servidor.

Data e Local de Entrega:
Dias 15 e 16/2, das 9h às 18h. Entrada principal do prédio da Prefeitura do Rio – Centro Administrativo São Sebastião (CASS), Rua Afonso Cavalcanti, 455, térreo – Cidade Nova.
Os ingressos poderão ser retirados pelo próprio servidor ou representante, desde que apresente documentos que identifiquem o servidor sorteado: crachá da Prefeitura ou contracheque e documento de identidade.
Atenção
É indispensável a apresentação do documento de identidade do servidor, mesmo sendo o próprio.
Quem não retirar o ingresso no local determinado até às 18h do dia 16/02, impreterivelmente, perderá o direito ao ingresso.
 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

"ANTES IMPULSIVO!!!!"

"ANTES IMPULSIVO!!!!"

"DROGA É UMA DROGA!"

"DROGA É UMA DROGA!"

"PENSE NISSO!!!!"

"PENSE NISSO!!!!"

SEJAM BEM VINDOS!!!
Cms PadreMiguel
COMUNIDADES DE PADRE MIGUEL, VILA VINTÉM, REALENGO PEGUEM SUAS CAMISINHAS NO CMS PADRE MIGUEL E BRINQUEM O CARNAVAL COM RESPONSABILIDADE!!! 

"FINALMENTE: TESTE RÁPIDO PARA DENGUE"

"FINALMENTE: TESTE RÁPIDO PARA DENGUE"



A Dengue é uma arbovirose causada por um Flavivirus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, apresentando quatro sorotipos conhecidos (Den-1, Den-2, Den-3 e Den-4).

Seu período de incubação é de 3 a 15 dias, com média de 5 a 6 dias.
Os sintomas clínicos são caracterizados por febre alta (39°C a 40°C), de início abrupto, seguido de cefaléia, mialgia, prostração, artralgia, dor retroorbital, astenia, anorexia, náuseas, vômitos, exantema e prurido cutâneo.
As formas hemorrágicas da doença são as mais graves e podem ocorrer: gengivorragia, petéquias e equimoses, gastroenterorragia, choque e morte.
O achado laboratorial importante é a trombocitopenia. A febre hemorrágica da Dengue acorre em 2 a 4%dos indivíduos reinfectados.

Devido à sua alta morbidade e mortalidade a Dengue é considerada uma das mais importantes doenças virais. Ela se concentra principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, sendo que as epidemias ocorrem durante ou imediatamente após períodos chuvosos. Estima-se que 2,5 bilhões de pessoas residam em áreas com risco potencial de transmissão do vírus.
No Brasil, entre 1990 e 2000, os sorotipos Den-1 e Den-2 se disseminaram, com registro de epidemias principalmente nos grandes centros urbanos do Sudeste e Nordeste. Em 2003, os sorotipos Den-1, Den-2 e Den-3 foram isolados em 23 Estados e observou-se um número crescente de internações por febre hemorrágica da Dengue. A doença tem ocorrido de forma endêmica, com picos epidêmicos nos primeiros quadrimestres anuais e circulação dos sorotipos Den-1, Den-2 e Den-3. Essa situação, associada à limitada efetividade no controle do vetor e à ausência de uma vacina eficaz, aumentou o risco da ocorrência de febre hemorrágica e síndrome do choque da Dengue.
Atualmente, os testes rápidos se tornaram uma forma segura para o diagnóstico da infecção primária e secundária da Dengue, pois as informações obtidas são essenciais para a tomada de conduta do paciente. Estas informações estão associadas à resposta imune, uma vez que a produção de IgM por volta do 5º ao 8º dia do aparecimento dos sintomas, persistindo, geralmente, por 30 a 60 dias, embora, em alguns casos, podem estar presentes por alguns meses, indica uma infecção recente ou fase aguda da doença. Enquanto que a produção de IgG por volta do 14º dia, podendo persistir por toda a vida, caracteriza uma infecção pregressa. Como a infecção por um subtipo não confere imunidade aos demais subtipos, podem ocorrer reinfecção ou infecção secundária, com aumento de IgG específica após 1 a 2 dias do aparecimento dos sintomas e surgimento de IgM específica mais tardiamente.

O IMUNO-RÁPIDODENGUE IgG/IgM da WAMA é um teste imunocromatográfico, para a detecção qualitativa e diferencial de anticorpos anti-IgG e anti-IgM contra os 4 sorotipos do vírus da Dengue em soro e plasma humano (EDTA, Citrato de sódio e Heparina).
 

PRINCÍPIO DO MÉTODO:
Quando imunoglobulinas específicas da Dengue, IgG e/ou IgM, estão presentes na amostra, elas ligam-se aos antígenos recombinantes (DEN-1, DEN-2, DEN-3 ou DEN-4) do envelope viral conjugados com ouro coloidal. Esta reação forma um complexo antígeno-anticorpo que migra por capilaridade pela membrana da placa-teste e são capturados por anti-IgG e/ou anti-IgM humanas imobilizadas em duas áreas distintas, determinando o surgimento de uma banda rosa característica nas áreas correspondentes. Se a amostra não contiver anticorpos anti-Dengue, nenhuma banda colorida aparecerá nas respectivas áreas. Um reagente controle imobilizado na membrana da placa teste determinará o surgimento de uma terceira banda rosa, cuja presença demonstrará que os reagentes estão funcionando corretamente (área controle “C”).

O CMS PADRE MIGUEL ESTÁ SEMPRE DE BRAÇOS E PORTAS ABERTAS PARA NOSSOS USUÁRIOS, PRINCIPALMENTE EM CASOS DE APRESENTAÇÃO DOS SINTOMAS DESCRITOS ACIMA!

PROCUREM-NOS, TEREMOS PRAZER EM ATENDÊ-LOS E CASO NECESSÁRIO, REALIZAR O TESTE RÁPIDO DA DENGUE!!!!  

"NOVO TESTE RÁPIDO DE TUBERCULOSE 'Xpert MTB/RIF®' POSSIBILITARÁ DIAGNÓSTICO DA DOENÇA EM DUAS HORAS"

"NOVO TESTE RÁPIDO DE TUBERCULOSE 'Xpert MTB/RIF®' POSSIBILITARÁ DIAGNÓSTICO DA DOENÇA EM DUAS HORAS"

Xpert MTB/RIF®
Prestes a completar um século, o complicado diagnóstico da tuberculose, que atualmente pode levar de dois a 60 dias, será encurtado para apenas uma hora e meia. O novo teste, batizado de GeneXpert, chegará ao Brasil em dois meses. Rio e Manaus, as capitais com maior registro da doença, serão as primeiras a usar o método. O exame, quase totalmente automatizado, também pode identificar se o tipo de enfermidade do paciente é resistente aos tratamentos mais utilizados.
O uso do teste rápido para diagnóstico da tuberculose será patrocinado pela Fundação Bill & Melinda Gates, entidade beneficente dedicada ao estudo de novos tratamentos para doenças. A organização firmou uma parceria inédita com o Ministério da Saúde. O acordo prevê o repasse de US$ 3 milhões nos próximos três anos ao governo brasileiro. A verba também será aplicada na produção do medicamento 4 em 1, reduzindo a quantidade de comprimidos tomados diariamente pelos pacientes - o excesso de remédios é um dos principais determinantes para a elevada taxa de desistência do tratamento.No país, 5 mil mortos por ano
O GeneXpert, que apresenta bons resultados em laboratório, será experimentado fora de suas condições ideais. Rio e Manaus foram escolhidos por apresentarem alta temperatura e umidade, além de grande rotatividade de médicos no serviço público, fatores que dificultam a avaliação de exames demorados.
 
-Vamos levar o teste rápido para regiões de difíceis questões operacionais - anuncia Draurio Barreira, diretor do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde. - Se for bem-sucedido, diminuiremos significativamente os erros de diagnóstico, que levam a tratamentos fracassados.
O Brasil registra anualmente 72 mil casos de tuberculose (o Rio é responsável por 15 mil), com cerca de 5 mil mortes. O país está em 19º em uma lista dos 22 com maior registro da doença, elaborada pela Organização Mundial de Saúde. Com o teste rápido, a Fundação Gates espera progressos.
- O maior problema é que, hoje, o diagnóstico da tuberculose é feito, mas não confirmado - lamenta o infectologista Michael Keaning, coordenador do Programa de Tuberculose da fundação.  "Queremos reduzir em mais de 50% estes casos".
Hoje, o diagnóstico da tuberculose depende de um exame clínico, que indica apenas se o indivíduo teve contato com o bacilo de Koch, agente transmissor da doença, e de um teste laboratorial - a análise de amostras de secreções das vias respiratórias.
- Os exames clássicos, que conferem a existência do bacilo em culturas de secreções, postas em uma estufa, pode demorar até dois meses - explica Margareth Dalcolmo, diretora do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Fiocruz. - O GeneXpert é revolucionário porque dispensa certos materiais complexos, necessários ainda hoje.

No novo exame, o paciente fornece uma amostra de secreção, que é manipulado em um recipiente estéril por cerca de dez minutos e, depois, levado ao equipamento. A máquina demanda menos de uma hora e meia para averiguar, naquela porção, a presença do material genético do bacilo de Koch.
A Fundação Gates também contribuirá para que a Farmanguinhos produza, a partir de 2012, o medicamento 4 em 1, importado da Índia desde o fim do ano passado. Os quatro fármacos que compõem o tratamento da tuberculose são processados em apenas um comprimido, ingerido quatro vezes por dia.
- Esta técnica permite que o paciente deixe de tomar até nove medicamentos por dia - revela Margareth. - Considerando que a tuberculose tem um tratamento longo, com mais de seis meses de duração, nosso problema é manter o paciente. Esperamos, portanto, aumentar esta adesão.
Quando dominar a cadeia de produção do medicamento, a Farmanguinhos vai repassá-lo a preço de custo para os países de língua portuguesa da África. Caberá à Fundação Gates atuar na logística e na capacitação de funcionários que lidarão com este tipo de tratamento.Pacientes seguem padrão genético
Um estudo publicado pelo Conselho de Investigação Médica do Reino Unido na última edição da revista "Nature" encontrou um padrão genético nos pacientes que desenvolvem tuberculose. É que o bacilo de Koch pode ser encontrado em 2 bilhões de pessoas, mas apenas 10% dos infectados desenvolvem a doença pulmonar - nos demais, o micro-organismo jamais abandona sua forma latente.
De acordo com a pesquisadora Anne O'Garra, que coordenou os trabalhos do Conselho, a descoberta deste biomarcador genético possibilitará a criação de vacinas e novos tratamentos que combatam a doença.


Infográfico

3 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
260,489 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
9,510 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Santo Evaldo, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3335-0532 | (21) 3335-0535